Sete vereadores de Curitiba participaram de todas as 53 sessões plenárias do primeiro semestre de 2009, e não cinco como havia divulgado a Gazeta do Povo na segunda-feira (29). Um problema na divulgação das listas de presenças omitiu o nome de um vereador na semana de 30 de março a 3 de abril, e o jornal acabou associando equivocadamente uma ausência ao vereador Osmar Sabbag Filho (PSDB), que compareceu a 100% das plenárias. O texto original da reportagem foi corrigido.
Além de Sabbag Filho, os outros seis vereadores que tiveram 100% de comparecimento foram: Caíque Ferrante (PRP), Dirceu Moreira (PSL), Dona Lourdes (PSB), Serginho do Posto (PSDB) Tito Zeglin (PDT) e Tico Kuzma (PSB). Com a correção, o índice de presença do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), passou para 58,5% do total 31 das 53 sessões, com as 22 faltas justificadas. A média de ausência dos parlamentares (8,7%), e o número de justificativas (164) permanecem inalterados.
Outro erro
O primeiro vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Tito Zeglin (PDT), esclarece que não teve três faltas justificadas, pois esteve presente em 100% das sessões.
As faltas apresentadas resultaram de um erro, já reparado, do sistema que controla as presenças da Casa, que retirou o nome do parlamentar das listas referentes às sessões dos dias 16, 17 e 18 de março. "Não só estive presente, como presidi as sessões plenárias nos três dias", lembra o parlamentar.