A ex-mulher de Adel Ruts, Josiane Portes de Barros Ruts, prestou depoimento ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) nesta quarta-feira (10). De acordo com o advogado de defesa de Josiane, Elias Matar Assad, a defesa solicitou que Josiane fosse ouvida pelo MP para que pudesse se defender das acusações de ser a mandante do asssassinato do prefeito de Rio Branco do Sul.
Josiane afirmou ao MP que era inocente e que o ex-marido vinha sofrendo ameaças. "Havia interesse do MP em ouvir a minha cliente. E nós também queremos provar que ela não teve nenhum envolvimento com o crime", disse Assad.
Além disso, Assad disse ainda que vai solicitar a revogação da prisão de Josiane na Comarca de Rio Branco do Sul nesta quinta-feira (11). O advogado irá argumentar que sua cliente é ré primária e tem residência fixa. "A Constituição prevê que todos são inocentes, até que se prove o contrário", argumentou.
Segundo o advogado de defesa, Fábio Faria acusado de ter atirado em Adel Ruts voltou atrás em seu depoimento e afirmou que não conhecia Josiane. "Ela está presa por causa do depoimento de Faria. Se ele voltou atrás em sua confissão, não há motivo para que ela fique detida", argumentou Assad. A defesa de Josiane salientou ainda que o advogado de Faria, José Hilário Trigo, irá solicitar que o acusado preste novo depoimento.
Vídeo
Josiane aparece em um vídeo na internet em que se defende da acusação feita pela polícia de ter mandado matar o prefeito de Rio Branco do Sul. A gravação foi feita pelo advogado de defesa de Josiane, Matar Assad, na última sexta-feira (5), enquanto ela prestava depoimento no Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil.
Assad afirmou que uma das motivações do vídeo é apresentar à população de Rio Branco do Sul a visão de Josiane dos fatos. "Na cidade foi criada uma visão negativa da Josiane. Muitos acreditam que ela está feliz com a morte de Adel. Por isso, queríamos mostrar a visão dela também", afirmou o advogado de defesa da ex-mulher de Adel Ruts.
No vídeo, novamente, Josiane afirmou que é inocente e que irá provar que não teve envolvimento com o crime. A ex-mulher do prefeito assassinado disse também que havia brigado com Adel Ruts, porém, o casal iria se reconciliar.
Na gravação também apresentou o depoimento de uma testemunha que não foi identificada. Assad disse apenas que seria um morador de Rio Branco do Sul. A pessoa afirmou que o prefeito tinha relacionamentos extraconjugais com mulheres casadas de Rio Branco do Sul e de outras cidades da RMC e que uma delas poderia ter sido responsável pelo crime. A mãe de Josiane, Maria Matias de Barros, também apareceu no vídeo e também reafirmou a inocência da filha.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são