O advogado da Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA), Normando Cavalcanti Júnior, tranquilizou os passageiros que têm vôo marcado neste final de semana afirmando que a tranquilidade voltará aos aeroportos do país na segunda-feira (2). Ele disse também que no feriado da Semana Santa, no qual o tráfego aumenta cerca de 20%, a situação será normal. Entretanto ele ressaltou que é preciso que o governo cumpra as propostas acertadas entre os controladores e o executivo na madrugada deste sábado (31), após reunião no Cindacta 1, em Brasília. Caso contrário, o advogado alerta que "o inferno poderá voltar".
Entre as reivindicações dos controladores, a categoria pede demilitarização do setor, gratificação e quadro de carreira, sendo que as duas últimas podem ser resolvidadas imediatamente. Mas a desmilitarização ainda pode demorar até três meses. "Se não atenderem [as reivindicações], os controladores farão nova greve", disse Normando.
O advogado reclamou que foi impedido por autoridades de participar da reunião entre os controladores e o governo. Ele explicou que soube das propostas acertadas por meio de seus clientes."Houve um cerceio do direito de defesa quanto aos controladores porque os clientes tiveram que sair da base aérea para falar com o advogado deles", disse.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas