Orlando Silva é aplaudido de pé em despedida no Planalto
O ex-ministro do Esporte Orlando Silva foi aplaudido de pé no discurso que fez nesta segunda-feira (31) na cerimônia de posse do novo titular, Aldo Rebelo, no Palácio do Planalto.
O novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), tomou posse no ministério nesta segunda-feira (31), em substituição a Orlando Silva, que deixou o cargo após ser acusado de desviar recursos do programa Segundo Tempo, por meio de ONGs de fachada.
Na cerimônia de posse, Aldo afirmou que é uma honra assumir o cargo e agradeceu a presidente Dilma Rousseff e o seu antecessor no comando da pasta. Segundo Aldo, a palavra mais precisa para qualificar Orlando Silva é "vítima".
"Um militante dedicado às causas do povo e do país", afirmou Aldo a respeito de Orlando Silva, elogiando também o PCdoB, partido ao qual ambos são filiados: "Nas décadas que o Brasil precisou, ele (o PCdoB) defendeu a democracia e a liberdade."
O novo ministro destacou ainda o momento por que passa o país, que está se preparando para receber importantes torneios, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Para elogiar Dilma, o novo ministro lembrou que só no Império o Brasil teve uma mulher no comando do país. "É uma honra, e uma grande responsabilidade servir ao povo brasileiro, ao Brasil, ao governo, à Vossa Excelência, e tendo à frente da Presidência da República pela primeira vez na história republicana do Brasil uma mulher."
Aldo falou sobre os torneio esportivos que o país vai sediar: "Um momento particularmente importante para a vida desportiva do Brasil", disse, acrescentando momentos depois: "A Copa é um momento importante, das montanhas do Tibete à Patagônia".
Ele destacou o papel do futebol no país, que é inclusive disputado nos Jogos Indígenas: "O fascínio, a sedução e a influência que o futebol exerce sobre o Brasil".
Dilma elogia Orlando Silva e minimiza denúncias
A presidente Dilma Rousseff minimizou as denúncias de corrupção que fizeram Orlando Silva se afastar do cargo: "Ele ganha plena liberdade para restituir a verdade e preservar sua biografia. Ele não perde meu respeito. Perco um colaborador, mas não o apoio de um partido o qual considero fundamental, o PCdoB".
Ela também agradeceu o ex-ministro. Segundo ela, o trabalho dele foi importante para preparar o país, que vai sediar torneios esportivos importantes, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Aldo Rebelo e o PCdoB - partido do ex e do atual ministro - também receberam afagos de Dilma. A presidente tratou ainda de passar a mensagem de que, apesar da mudança de comando, o trabalho do ministério permanecerá na mesma linha.
"As mudanças podem ocorrer e as pessoas podem nos deixar, mas as políticas e as linhas de ação terão que ser preservadas. Orlando Silva fez um excepcional trabalho na liderança do Ministério do Esporte, do qual eu sou testemunha, como ministra do mesmo governo e agora como presidente da República", afirmou Dilma, acrescentando: "Como ministro, eu tenho certeza que Aldo será um titular em nosso time. Mas o objetivo persiste o mesmo: dar continuidade a nosso processo de desenvolvimento e garantir os avanços que os brasileiros esperam de nós."
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Deixe sua opinião