O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) visitou nesta sexta-feira (31) o vice-presidente da República José Alencar. Na entrada do hospital, Suplicy exibiu um presépio em madeira que trouxe para o vice-presidente de uma viagem à Palestina, onde assistiu a missa de Natal a convite da Autoridade Palestina, e afirmou que Alencar insiste em participar da posse da presidente eleita Dilma Rousseff, no sábado (1º ), em Brasília.
"Ele [Alencar] disse que conversou com o presidente Lula ontem e que o melhor remédio que ele pode ter de todos que os médicos do hospital é poder ir a posse amanhã da presidenta Dilma", afirmou Suplicy. "Alencar estava com um dos médicos ao lado e disse que se eles considerarem que há condição, ele quer ir à Brasília."
Na quinta-feira (30), o médico Paulo Hoff comentou a vontade de Alencar em participar da posse em Brasília, mas defendeu a permanência do vice-presidente no hospital. Na quarta-feira (29), Hoff já havia praticamente descartado a hipótese de o vice comparacer à solenidade de posse.
Ele explicou as razões médicas para que o vice não viaje de avião. "A pressurização do avião pode colaborar para um novo sangramento. Este é um momento cívico muito importante para o país e principalmente para ele. A vontade de estar na posse é perfeitamente compreensível, mas o mais importante que estar lá é ele estar bem. Ele tem essa consciência."
Espírito positivo
De acordo com Suplicy, o vice-presidente está acompanhado de toda a família (mulher, filhos, irmãos e netos) e com um espírito "muito positivo". "Ele estava lendo algumas cartas, cartas antigas e então eu entreguei o presépio", disse o senador. "Eu fiquei surpreendido com a fantástica vontade e energia do vice de querer viver, o que é um exemplo para os brasileiros e que surpreende inclusive seus próprios médicos."
O vice-presidente José Alencar permanece internado em um quarto do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo o boletim médico divulgado às 12h40, ele "apresenta-se estável, com o sangramento intestinal controlado, até o momento".
Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, Alencar "está no mesmo estado de ontem". Mais cedo, o médico Raul Cutait disse que o vice-presidente "continua se recuperando de todos os problemas, está fazendo diálise para tirar o excesso de água, se sente bem e está se alimentando".
Alencar saiu nesta quinta-feira (30) da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele foi internado por causa de uma hemorragia intensa e se recupera de um procedimento cirúrgico realizado na tarde da última terça-feira (28) para estancar um sangramento em um tumor que invade o intestino delgado.
Histórico médico
O vice-presidente luta contra um câncer na região do abdome e já passou por 18 cirurgias. Em julho de 2009, fez operação motivada por uma obstrução intestinal causada por tumores abdominais.
Em setembro deste ano, o vice-presidente foi internado no mesmo hospital em razão de um edema agudo de pulmão. Em julho, por causa de uma crise de hipertensão, ficou hospitalizado e passou por um cateterismo. Em novembro, durante outro período de internação, sofreu um infarto.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Brasil deve passar os EUA e virar líder global de exportações agropecuárias
O que dizem as pesquisas sobre educação integral, obsessão do MEC de Lula
Deixe sua opinião