O pecuarista José Carlos Bumlai está “sereno e tranquilo”. A informação é da defesa do amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em nota, o escritório Malheiros Filho Meggiolaro Prado destacou que ainda não decidiu a estratégia que será empregada porque não houve tempo para uma entrevista pessoal com Bumlai ante “várias providências burocráticas” que tiveram de ser cumpridas.
Bumlai foi preso na manhã desta terça-feira (24), em um hotel em Brasília, e transferido para a Custódia da Polícia Federal em Curitiba, base da missão Lava Jato.
“A equipe que patrocina a defesa de José Carlos Bumlai, através das Dras. Daniella Maggilaro e Lyziê Perfi, esteve com ele hoje [terça-feira, 24] na Polícia Federal de Curitiba, onde o encontrou sereno e tranquilo. Por se tratar do dia de sua entrada na custódia, várias providências burocráticas tiveram que ser cumpridas, inclusive a realização de exame de corpo de delito, de forma que não foi possível uma entrevista pessoal e reservada para a discussão sobre o encaminhamento da defesa”, diz o texto do escritório de defesa.
Já o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) declarou em nota que “todas as operações com a São Fernando [uma das empresas administradas pelos filhos de Bumlai] seguiram os trâmites normais do BNDES, sem qualquer irregularidade, como é explicado na nota. Não ocorreu concessão de crédito para a São Fernando em 2005. O empréstimo direto foi realizado em 2008 e 2009 e o indireto foi contratado em 2012”.
Em outro trecho, o banco afirmou que o BNDES “possui dois tipos de operações de financiamento com o Grupo São Fernando. Os primeiros créditos, no valor de R$ 395,17 milhões, foram concedidos de maneira direta em 2008 e 2009 para a São Fernando Açúcar e Álcool. Já a operação indireta, no valor de R$ 101,5 milhões, foi contratada em 2012 com a São Fernando Energia”.
A nota apresenta um resumo das transações entre o banco e as empresas citadas nas investigações, dizendo que “todas as medidas judiciais em face de São Fernando e dos garantidores foram tomadas pelo BNDES e estão em andamento, dentre elas, no bojo da recuperação judicial, o pedido de decretação de falência da São Fernando.”
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento