Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que ainda não iniciou o monitoramento preventivo das caixas de leite vendidas nos supermercados, o que, segundo a assessoria de imprensa da agência, somente será feito a partir do recebimento de informações oficiais da Polícia Federal sobre a operação desencadeada na segunda-feira em cooperativas de leite de Minas Gerais. A Anvisa corrigiu informação anterior, afirmando que a adulteração do leite com substâncias impróprias para o consumo humano ainda não foi constatada em produtos colocados à venda.

CARREGANDO :)

A agência, no entanto, reforça que nenhum problema foi constatado até o momento. Por esse motivo, nenhum produto será retirado do mercado.

As suspeitas de adulteração recaem sobre o leite produzido por duas cooperativas, a Coopervale, que fica na cidade mineira de Uberaba e a Casmil, do município de Passos, no sul de Minas.

Publicidade

Segundo investigação da polícia, na Operação Ouro Branco, o leite vendido pelas cooperativas estava sendo misturado com soda cáustica e água oxigenada.

A Anvisa recomenda que os consumidores fiquem atentos a qualquer aspecto diferente no leite, como a cor, o cheiro ou o paladar. Caso algo seja encontrado, o cidadão deve comunicar os agentes de vigilância sanitária por meio do e-mail alimentos@anvisa.gov.br.

Recolhimento em Minas

O Ministério Público, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, determinou que sejam retiradas dos supermercados todas as caixas de leite tipo longa vida fornecidas pelas cooperativas autuadas, na segunda-feira, durante a operação Ouro Branco. As duas indústrias são a Coopervale, que fica na cidade, e a Casmil, do município de Passos, no sul de Minas.

Produtores do estado estão preocupados, já que Minas Gerais produz um terço do leite consumido no Brasil. Nas lojas de Uberaba, oficiais de Justiça estão recolhendo as caixas de leite integral das marcas Centenário, Calu e Parmalat. Apenas as do produto desnatado são deixadas em alguns supermercados.

Publicidade

A Parmalat informou que apenas adquiriu leite cru das cooperativas envolvidas, mas mantém um processo de avaliação de qualidade rigoroso, em suas fábricas.

Nesta terça-feira foi autorizada a reabertura da Casmil. A cooperativa reúne centenas de pequenos produtores de leite da região. Os funcionários da Coopervale também voltaram ao trabalho nesta manhã.