Até o fim deste ano todos os serviços da Previdência Social poderão ser pedidos por meio da central 135, sistema de atendimento por telefone lançado no dia 25 de junho em todo o país. O secretário-executivo da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, revelou que, em dezembro, até pedidos de concessão de aposentadoria serão feitos através do telefone 135.
- O segurado só irá ao posto um único dia e sairá de lá com tudo resolvido - assegurou Gabas.
Hoje, este telefone de acesso aos serviços do INSS atende apenas aos segurados que desejam marcar perícia, pedir prorrogação de auxílio-doença ou reconsideração do fim da concessão do benefício determinada pelo médico do INSS.
Segundo o secretário da Previdência, o call center instalado em Pernambuco tem, hoje, 600 pontos de atendimento e capacidade para receber até quatro milhões de chamadas por mês dos segurados em todo o Brasil.
- Nós vamos ampliar estes pontos de atendimento. E, aos poucos, vamos transferir todas as chamadas feitas hoje para o Prevphone para o número 135 - afirmou Gabas.
De acordo com o secretário, a principal preocupação, da Previdência, atualmente, é resolver os problemas com a marcação da perícia médica para a concessão de auxílio-doença, responsável por mais de 50% das idas dos segurados aos postos do INSS. Com a entrada em operação do serviço 135, os trabalhadores já podem marcar o dia e a hora de comparecer às agências do INSS, mas esbarram em um outro problema: a falta de médicos. Com isso, muitas consultas são marcadas para até três meses depois do pedido.
Gabas acredita que a contratação de novos médicos vai resolver o problema e abrir o caminho para a ampliação dos serviços realizados através do 135, como os de pedido de concessão de aposentadoria, que representam menos de 10% da demanda do instituto. A central atende de segunda a sábado, das 7 às 19h.
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