Atualizado em 6/10/2006 às 9h34
Um avião da Gol derrapou no início desta manhã na pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que estava molhada por causa da garoa que cai na capital. A aeronave estava pousando e acabou invadindo o gramado.
Os 122 passageiros e seis tripulantes foram retirados e ninguém ficou ferido. O vôo, de número 1941, chegava em São Paulo vindo de Cuiabá. O incidente com o avião da Gol ocorre uma semana depois da queda do vôo 1907 da companhia, atingida por um Legacy, que está sendo investigada.
O aeroporto teve de ficar fechado por cerca de uma hora, das 7h06m até 7h15m. Todos os vôos que pousariam ou sairiam de Congonhas foram suspensos e, com o atraso, uma fila de aeronaves para decolar se formou na pista do aerporto. Segundo a Infraero, 50 vôos atrasaram e seis foram desviados para Guarulhos e Viracopos. O incidente provocou atraso em três vôos do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
Os passageiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos enfrentaram problemas de trânsito, por causa da interdição da Via Dutra . Outros vôos atrasaram, já que a pista de Congonhas só foi liberada depois das 7h15m.
Não foi a primeira vez...
Esta é a segunda aeronave que derrapa em Congonhas por causa de problemas na pista. Em março passado, um avião da companhia BRA também derrapou na pista de Congonhas e, por pouco, não caiu sobre a Avenida Washington Luiz. Executivos da BRA culparam as más condições da pista e a Infraero anunciou que a pista seria reformada, mas para isso teria de transferir pelo menos metade dos vôos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A reforma, porém, não ocorreu. A Infraero apenas passou a adotar um novo método de limpeza da pista cujo objetivo é retirar os resíduos deixados pelos pneus dos aviões, que deixam a pista 'emborrachada' e aumentam o risco de acidentes. Com o novo método de 'desemborrachamento', a Infraero pretendia reduzir o risco de derrapagem na pista.
A paralisação do aeroporto causou atraso nos vôos desta manhã de sexta-feira e vários passageiros estão no saguão.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião