PT vai entrar com uma ação na Justiça contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na terça-feira, segundo informações do site do partido, por crime contra a honra. De acordo com o presidente do partido, Ricardo Berzoini, ao dizer que "a ética do PT é roubar", em entrevista à revista "Isto É', o ex-presidente Fernando Henrique não ofendeu apenas o PT, mas também os filiados do partido.
- Tentando entrar no jogo, na disputa eleitoral, ele (FH) excedeu o direito à crítica - criticou o presidente do PT.
As afirmações de Berzoini foram dadas ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, que na semana passada entrevistou Fernando Henrique. A resposta do PT vai ao ar na noite desta segunda-feira, às 22h30m. Também nesta segunda-feira, o partido comemora os seus 26 anos, numa festa que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Apesar do desgaste causado pela crise política, o PT observou um crescimento no número de filiações ao partido no ano passado .
Ainda na entrevista ao "Roda Viva", Berzoini disse que a crise do PT foi superada.
- Conseguimos superar essa crise, não sem arranhões e feridas - disse ele.
Por enquanto, só Delúbio Soares foi punido. A comissão de sindicância criada em julho para investigar os demais envolvidos não apresentou seus resultados até hoje.
O presidente do PT atribui a responsabilidade pelos empréstimos em caixa 2 feitos pelo partido ao ex- tesoureiro Delúbio Soares.
- Eu defendi sua expulsão (Delúbio), apesar de ser seu amigo, por colocar em risco uma política partidária de anos. Quem tomou as decisões financeiras foi o tesoureiro, algumas das quais nem documentou - defendeu.
Embora considere a crise superada, Berzoini admitiu que o PT terá dificuldade em arrecadar recursos para a eleição deste ano e terá que fazer campanhas mais baratas. Segundo ele, o que levou ao caixa dois foi a cultura política brasileira, que não aceita que doadores de campanha prestem serviços ao poder público.
- Temos muita dificuldade em entender como a democracia se financia - disse ele.
Berzoini admitiu que o partido enfrentará o debate ético nas eleições deste ano. Ele disse que assim como o PT vai comparar as realizações do governo Lula com as de Fernando Henrique, o partido também vai lembrar os casos suspeitos que não foram investigados na gestão tucana.
- Há um debate na ética. Queremos debater e também comparar - disse.
Além de atacar o governo Fernando Henrique, o presidente do PT aproveitou para apontar as vulnerabilidades dos dois pré-candidatos do PSDB à presidência. Segundo ele, se for candidato José Serra terá que explicar por que prometeu ficar na prefeitura até o final do mandato. Já Geraldo Alckmin será cobrado pela incapacidade de superar as crises na Febem e pela questão da segurança pública.
Deixe sua opinião