A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, assume a Presidência da República nesta quinta-feira, com a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Puerto Iguazú, no lado argentino, para reunião com os presidentes Evo Morales (Bolívia), Hugo Chavez (Venezuela) e Nestor Kirchner (Argentina) para discutir a segurança energética na América do Sul.
Ellen Gracie assumirá a Presidência porque os substitutos imediatos de Lula, o vice-presidente José Alencar, e os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Aldo Rebelo, também devem viajar com Lula para participar da reunião. Além disso, se assumirem a Presidência entre abril e outubro, não poderão disputar cargos eletivos nas eleições deste ano.
Com isso, Ellen Gracie será a primeira mulher a assumir a Presidência da República no Brasil. Entre os dias 11 e 13, a ministra deve assumir novamente o cargo, já que Lula deve viajar para Viena. Nesse caso, os demais substitutos do presidente também devem deixar o país para não serem obrigados a assumir o cargo e ficar inelegíveis em outubro.
Ellen Gracie visitou o presidente da Câmara nesta quarta-feira. Além do caráter institucional, a visita teve o objetivo de pedir empenho de Aldo para votar quatro projetos de interesse do Judiciário. Um deles institui os processos virtuais, que vão permitir o acompanhamento dos processos pela internet. Outro institui a súmula vinculante, mecanismo que faz com que as primeiras instâncias sigam, obrigatoriamente, o mesmo entendimento do tribunal superior. O terceiro é a chamada repercussão geral, que impede o STF de julgar casos que não sejam de relevância naiconal. Por último, a ministra pediu aprovação de um plano de cargos e salários para os servidores do Judiciário.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião