• Carregando...

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (11) a votação de uma medida provisória que altera subsídios a pequenos produtores de energia da região Norte e permite a interligação de sistemas isolados de energia da região ao sistema nacional de distribuição. Como sofreu alterações no Congresso, a proposta vai para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com a votação, o plenário está com a pauta limpa para a votação dos projetos que tratam do marco regulatório do pré-sal. Por acordo, no entanto, os deputados devem votar nesta noite somente a urgência para os projetos, deixando o mérito para a próxima semana.

Atualmente, quase todo o país está interligado por redes de energia. A única exceção ocorre nos estados da região Norte, servido, em parte, pelo sistema isolado. Boa parte da energia produzida nesta região vem de termelétricas a óleo diesel e óleo combustível, que custam e poluem mais que as hidrelétricas.

Apagão

Entre a noite de terça-feira (10) e esta madrugada, 18 estados foram afetados por um apagão de energia. Destes, quatro estados ficaram totalmente sem luz. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o curto cuircuito na rede de transmissão de energia foi provocado por fortes descargas elétricas decorrentes de chuvas e raios, em Itaberá (SP). A energia só foi restituída em todo o país depois de quatro horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]