Em uma vitória do governo interino de Michel Temer, o plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (8) em segundo turno o projeto que amplia e prorroga até 2023 a chamada DRU (Desvinculação de Receitas da União), mecanismo que permite à União gastar livremente parte de sua arrecadação.
A proposta de emenda à Constituição passou por 340 votos contra 96 (no primeiro turno ela havia sido aprovada por 334 votos a 90). Após a votação de emendas, ainda nesta quarta, o texto segue para o Senado, onde também precisa de aprovação em dois turnos para ser promulgado.
A PEC amplia a aplicação livre de 30% de todos os tributos federais vinculados a determinado órgão, fundo ou despesa. Esse percentual era de 20% até 2015. A PEC estende ainda a DRU a Estados e a municípios.
Criada em 1994, a DRU foi prorrogada sucessivas vezes e dá ao governo maior liberdade para investimento em ações que considera prioritárias, já que mais de 80% da receita do governo é engessada por vinculações definidas em lei. É possível também usar esse dinheiro para fazer superavit primário e conter o aumento da dívida pública.
Um dos principais críticos da medida, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) afirmou que o objetivo da “PEC assassina” é tirar R$ 120 bilhões da seguridade social e abrir a porta para tirar direito de trabalhadores e aposentados. “É uma safadeza, uma sem vergonhice.”
O PT também foi contra, apesar de a presidente afastada Dilma Rousseff ser a autora da proposta de prorrogação. “O risco é a ideia do Henrique Meirelles [Fazenda] de tabelar o gasto social”, disse o deputado José Guimarães (PT-CE), líder da oposição, em referência à intenção da equipe econômica de aprovar o congelamento real dos gastos federais.
“O governo orienta o voto ‘sim’ [à aprovação da DRU] para que o país possa sair dessa crise que está por conta da herança maldita que recebeu de Dilma Rousseff, com deficit de R$ 170 bilhões de reais. Temos que aprovar uma pauta que permita ao país a retomar o crescimento”, defendeu o líder do governo, André Moura (PSC-SE).
Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT
Conanda faz nova resolução para liberar aborto até 9 meses em meninas sem aval dos pais
Acidente entre três veículos deixa 38 mortos em Minas Gerais
Novela do orçamento mostra como Musk busca aumentar influência na administração pública dos EUA
Deixe sua opinião