Tomou posse na manhã desta quinta-feira o primeiro governador petista do Ceará. Camilo Santana (PT) reforçou no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado o compromisso de governar para todos os cearenses. Já na cerimônia de transmissão de cargo, o governador destacou a intenção de exercer um governo de diálogo. O governador ressaltou que irá se empenhar em resolver problemas de áreas críticas como saúde e segurança.

CARREGANDO :)

—Como tenho enfatizado durante toda a minha carreira política, o diálogo com todos não é uma imposição, mas uma necessidade…Este diálogo deve se dar com todos os movimentos sociais e todos os setores da sociedade— frisou.

Para os próximos quatro anos, Camilo destacou as áreas da segurança e da saúde como seus dois principais desafios, e prometeu integrar áreas de governo para atuar nas regiões mais vulneráveis. Já no âmbito da saúde, prometeu construir mais dois hospitais no interior e aumentar o número de UPAs e policlínicas.

Publicidade

— Tenho como uma das minhas principais metas, reduzir os índices de violência em nosso Estado. Vou trazer esta questão para mim, coordenando diretamente as ações para combater a criminalidade…Outro grande desafio é na Saúde. Vamos construir mais dois hospitais no Interior, ampliar o número de UPAs e policlínicas e trabalhar para que o acolhimento em cada uma das unidades do Estado seja melhor, com avaliações com os próprios usuários.

Outra meta apontada por ele é referente a garantia da segurança hídrica do Ceará, que sofre com a seca há décadas e passa pela pior estiagem dos últimos 60 anos, com três anos seguidos de Seca.

— Tenho como meta, também, garantir segurança hídrica para nossa população, principalmente do Interior. Vou acompanhar diariamente o andamento das obras da Transposição do Rio São Francisco e do Cinturão das Águas e vou trabalhar para que, mesmo com a seca que nos afeta há três anos, nenhum cearense deixe de ter água para seu consumo.

Para enfrentar a desigualdade e garantir o desenvolvimento do Estado , o governador acredita na criação de empregos e qualificação profissional, além de um crescimento sustentável, com atração de investimentos.

—Hoje temos cerca de 4% da população brasileira, mas representamos apenas pouco mais de 2% do PIB nacional. Esta desigualdade só será enfrentada garantindo oportunidades para criação de empregos e qualificando nossos trabalhadores. Temos que realizar isso com atração de investimentos …Todo este crescimento só será possível se for sustentável, levando em consideração o meio ambiente e as características sociais e regionais de nosso Estado.

Publicidade

Durante seu discurso de transmissão de cargo, Camilo também deixou um recado para sua equipe de governo, ele anunciou que, diferente das gestões passadas, os órgãos do estado não terão sua foto, mas sim fotos do povo cearense.

—Não vou distribuir foto minha para as repartições públicas. Os senhores e as senhoras terão em suas salas as fotos de nossos irmãos e irmãs cearenses de todo o Estado, para que sempre lembrem que é para eles e elas que vocês estão trabalhando.

Ainda durante a manhã, o novo governador se despediu do parlamento e pediu a parceria do poder legislativo para os próximos anos de governo. Além disso colocou o desafio de governar o Estado como o maior de sua vida:

—Parto, neste momento, para o maior desafio da minha vida: governar o meu Ceará. E muito do que levo para esta nova etapa é fruto do que aprendi nesta Casa… E, diante disso, venho pedir a parceria deste Poder Legislativo, para seguirmos na tarefa de construir um Ceará melhor para todos os cearenses.

Publicidade