O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará sua primeira visita ao Brasil no próximo fim de semana. Durante a passagem pelo Rio, Obama vai discursar na Cinelândia, no domingo (20). E os moradores do Rio também têm sugestões de roteiro para a visita do presidente americano.
"Conhecer o povo também mais de perto", arriscou uma moradora.
"O Cristo Redentor, né?", lembrou um carioca.
"Todas as praias do Rio de Janeiro, porque são lindas", disse uma jovem.
"Que aproveite bastante, que pegue uma praia, né? Tomara que o tempo abra", completou outro morador.
Enquanto o presidente dos Estados Unidos não chega, um Obama versão tupiniquim viveu seu dia de fama nesta terça-feira (15). Com faixa presidencial, bandeirinha e seguranças, o sósia do presidente americano já faz sucesso na Cinelândia. E quer encontrar o verdadeiro Obama. "Yes, we can. Obama, espero estar frente a frente com você e mostrar esse carinho que o povo tem por você", disse o sósia.
Segurança reforçada na Cinelândia
Funcionários da Prefeitura do Rio começaram a fazer pequenos reparos na praça. Palco de movimentos importantes, como a Passeata dos 100 mil e os comícios das Diretas Já, a Cinelândia mais uma vez será um termômetro da popularidade de um político. A embaixada americana e o governo do Rio fazem pela internet o convite para que o público compareça ao discurso de Barack Obama no domingo, em frente ao Theatro Municipal.
Quem pretende comparecer, deve se submeter às regras do esquema de segurança. Será proibido usar mochila ou bolsa durante o pronunciamento.
A última visita de um presidente americano ao Rio aconteceu em 1997, com o democrata Bill Clinton. Ele visitou a Mangueira e até se arriscou no samba. Muito alegre e à vontade, como na época disse o intérprete Jamelão: "parecia um pinto no lixo".
Visita à Cidade de Deus
O atual presidente americano vai à Cidade de Deus com a primeira-dama e as duas filhas, segundo anunciou o governador Sérgio Cabral na internet. Obama vai conhecer a comunidade, que recebeu uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
A informação ainda não foi confirmada pela Embaixada dos Estados Unidos, que divulga nesta quarta-feira (16) a agenda oficial da viagem.