16.º é o lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná ocupado por Serranópolis do Iguaçu, a melhor colocação entre os municípios próximos à Estrada do Colono.
Os defensores da reabertura da Estrada do Colono estão comemorando a vitória que tiveram na Câmara dos Deputados nesta semana. Os ambientalistas recorreram à ONU para tentar barrar a iniciativa. É mais um daqueles temas em que o consenso parece impossível. A via corta ao meio o Parque Nacional do Iguaçu entre os municípios de Capanema e Serranópolis do Iguaçu, e é defendida como ferramenta de desenvolvimento regional e demonizada pelo risco que causará ao bioma Mata Atlântica. De que lado ficar?
Na terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a criação da unidade de conservação Estrada-Parque Caminho do Colono no Parque Nacional do Iguaçu. O projeto foi encaminhado ao Senado, onde há grandes chances de ser aprovado.
O texto prevê que uma guarita fará o controle de acesso, limitando os horários e tipos de veículos. A via será recapeada com produtos "ambientalmente corretos" e terá redutores de velocidade durante todo o trajeto de 17,5 quilômetros, além de sinalização rodoviária e turística.
Em reportagem publicada nesta semana no jornal Valor Econômico, a prefeitura de Capanema defende a reabertura em nome do desenvolvimento da cidade, já que a população teria "encolhido". De fato, os dados do Censo mostram redução no número de moradores, assim como em Capitão Leônidas Marques. A afirmação, porém, não é exata, pois a região se desmembrou em vários municípios a partir da década de 80, e estes assumiram parte da população. É o caso de Boa Vista da Aparecida (1983), Nova Prata do Iguaçu (1983), Lindoeste (1990), Santa Lúcia (1993) e Serranópolis do Iguaçu (1997), entre outros.
Independentemente do número de habitantes, a estrada poderia ser uma nova fonte de renda e emprego, com o desenvolvimento do turismo sustentável. Os ambientalistas, porém, abominam a ideia. Uma espiada nas imagens de satélite do Google ajuda a entender o motivo: a mata já cobriu a antiga estrada, fechada oficialmente em 1986. A crítica que eles fazem é que a reabertura implicará em desmatamento de uma área protegida e tombada como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade.
Além disso, o potencial turístico da localidade é considerado baixo. "Essa estrada não é para visitar o parque, é para atravessar o parque. No caso das estradas-parque dos Estados Unidos, o cenário para o turista é deslumbrante. Não aqui. Essa estrada é só mato de um lado, para cair do outro lado, na soja. Não tem paisagem", declarou Marcio Santilli, coordenador do Instituto Socioambiental (ISA), ao Valor.
Aí está uma divergência grave: ou a via tem potencial turístico para ser aberta como estrada-parque, ou não tem nada disso e servirá apenas para encurtar distâncias na região. Claro que o tempo gasto para circundar o parque gera prejuízos, mas é preciso que fique claro quais são os objetivos com a reabertura. O projeto aprovado na CCJ fala em redutores de velocidade, uso exclusivo de veículos de passeio e controle de tráfego. Nesse caso, os caminhoneiros da região provavelmente ficarão frustrados com a restrição, e o ganho de tempo será relativo, já que nenhum carro poderá passar pelo trajeto em alta velocidade. Ou é isso ou o projeto é uma mentira.
Outra preocupação é que no passado a estrada era rota de contrabando e drogas. Se isso voltar a acontecer, os possíveis benefícios que a reabertura trará serão um pequeno consolo frente ao aumento da criminalidade. O fato é que é preciso fazer algo pela região. Os municípios do entorno têm altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), mas o ritmo de crescimento de alguns deles, como Medianeira e Capanema, ficou abaixo da média estadual entre 1991 e 2010.
Não há consenso, mas é preciso haver mais franqueza na discussão sobre a reabertura. Quais são os reais objetivos? Quais são os verdadeiros riscos à biodiversidade? Como desenvolver a região de maneira sustentável?
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião