O Comando da Aeronáutica divulgou um balanço do fluxo aéreo no país até as 18h deste domingo. Segundo a Secretaria de Comunicação do órgão, não foi registrado qualquer incidente na volta dos passageiros do feriado prolongado.
Houve atrasos em pousos e decolagens nos aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo, ainda de acordo com a Secretaria, que informou que essas ocorrências são de responsabilidade das companhias aéreas e não dizem respeito ao controle do tráfego aéreo.
Em Brasília, 30 controladores de vôo trabalham em turnos de oito horas.
No início da tarde, um avião da empresa Gol teve de fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional em Guarulhos (SP). A aeronave seguia de Goiânia para o aeroporto de Congonhas, também em São Paulo, mas teve problemas no equipamento e o piloto decidiu pousar antes, por medida de segurança. Os passageiros nada sofreram.
Desde o dia 27 de outubro, controladores de vôo adotaram uma operação-padrão, alegando falta de pessoal e reivindicando melhores condições de trabalho. Eles passaram a monitorar, no máximo, 14 aviões simultaneamente e impuseram intervalos maiores entre os pousos e decolagens. A operação gerou confusão nos aeroportos brasileiros, com atrasos e cancelamentos de vôos, além de longas esperas para os passageiros.