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As companhias aéreasTAM, GOL, Varig, Ocean Air e Webjet aceitam, a partir desta quarta-feira, os bilhetes já emitidos pela BRA, de acordo com a disponibilidade de assentos nos seus vôos. As empresas atendem à solicitação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), depois do anúncio, nessa terça-feira, da interrupção total das operações da BRA, por conta de uma grave crise financeira .

Segundo o Ministério da Defesa, a BRA vendeu 57.405 passagens para vôos domésticos e 6.500 para internacionais com data desta quarta-feira até o fim de dezembro.

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil mostram que a BRA tinha 4,6% do mercado doméstico em setembro, à frente da Ocean Air, que estava com 2,61%.Não é fácil trocar o bilhete por um assento em outra empresa

Para checar os horários dos vôos nacionais e internacionais da TAM disponíveis, o passageiro deve ligar para o número 4002-5700. Entretanto, só é possível verificar se há vagas no vôos no aeroporto, segundo a empresa. Mas a troca pode ser feita lá mesmo e a TAM instalou guichês a mais para ajudar o passageiro da BRA.

A Webjet também está endossando bilhetes de passageiros da BRA que estejam retornando às suas cidades de origem, na sua central de atendimento no aeroporto mesmo. A malha operada pela companhia abrange as cidades de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Natal e Fortaleza. A média de ocupação nos vôos da companhia está em torno de 80%.

Embora também tenham aceitado ajudar os passageiros da BRA, a GOL e a Varig não adotaram o mesmo procedimento. Deixaram todo o trabalho para o endosso do bilhete nas mãos do cliente, que vai ter que se virar para achar uma unidade da BRA aberta na cidade em que estiver, pois só ela pode realizar toda a transação: checar os horários, achar um vôo com assento vago e fazer o endosso do bilhete.

Desta forma, o processo pode levar bastante tempo, pois o telefone de atendimento da BRA está congestionado desde ontem e os guichês nos aeroportos amanheceram fechados.

A OceanAir também pede que o contato seja feito primeiro com a central de atendimento da BRA, através do e-mail : atendimento@braereo.com.br ou pelo telefone (11) 3583 0122, embora sua assessoria afirme que a empresa já vinha realizando as trocas antes mesmo da crise.

BRA: prioridade para quem está voltando para casa e promessa de reembolso em até 30 dias

Segundo nova nota divulgada pela BRA nesta quarta-feira, a prioridade de reacomodação será de passageiros que estão voltando para seu local de origem.

Também de acordo com a empresa, em São Paulo, a acomodação de passageiros será feita nas empresas Ocean Air, Gol/VARIG e TAM, através de solicitação no balcão da empresa no aeroporto de Guarulhos, terminal 1 asa B, e na loja da BRA, no terminal 2 asa D.

Os passageiros que não iniciaram a viagem devem solicitar o reembolso, que deve ser feito na forma original do pagamento, em até 30 dias.

A despeito do discurso da empresa, quem comprou passagem para embarcar pela BRA enfrentou uma maratona de paciência no Aeroporto de Guarulhos na manhã desta quarta-feira.

No início do dia, funcionários recolheram os equipamentos do balcão da companhia, que amanheceram fechados, sem qualquer tipo de informação ou funcionários. Um grupo que ia passar as férias em Recife e comprou a passagem há 10 dias só ficou sabendo que não teria vôo na noite desta segunda, pela imprensa.

- Comprei a passagem há 10 dias. Daí ontem a gente ligou às 14 horas ontem e eles disseram que estava ok, que não havia mudança nenhuma e o horário estava normal. À noite, eu estava assistindo ao jornal e vi a notícia. Eles nem ligaram para a gente nem nada - lamenta Marcelo Santana, garçom.

Uma mulher e a filha, que viajariam a Maceió, gastaram R$ 1 mil para comprar passagem em outra companhia aérea, para não perder um compromisso.

O diretor do Procon de Guarulhos, Leonardo Freire, orienta os passageiros da BRA a guardar todos os comprovantes de compra de bilhete e de gastos durante este período sem vôos. Os documentos serão necessários para entrar com ação judicial contra a empresa, caso os prejuízos não forem ressarcidos.

Site da BRA amanhece com mensagem para os passageiros

O site da BRA, que passou toda a terça-feira fora do ar, amanheceu nesta quarta com uma mensagem aos passageiros. Na nota, a empresa reafirma suas dificuldades financeiras e fornece um e-mail para contato, além do telefone (11) 3583-0122.

O número, que permanecia ocupado durante toda a terça-feira, continuava não disponível nesta quarta. Segundo a empresa, possivelmente o tronco está congestionado com o excesso de chamadas. Os telefones da empresa estavam desligados.

Funcionários sob aviso prévio

Ontem mesmo, todos os funcionários da BRA já receberam aviso prévio. Hoje, os balcões da empresa estão fechados nos aeroportos do Rio e São Paulo. A Anac deve realizar nesta quarta-feira uma vistoria no centro de operações da BRA. A empresa aérea está proibida de vender novas passagens.

A Anac ainda não decidiu se irá autorizar a retomada dos vôos da empresa posteriormente ou se irá obrigar a BRA a fechar as portas.

A agência reguladora havia informado na terça à noite que, a partir desta quarta, assumiria a negociação entre as empresas aéreas para realocar os passageiros da BRA. A Anac disse ainda que quem tivesse bilhetes da companhia aérea deveria procurar seus funcionários nos aeroportos.

Entretanto, um grupo de cerca de dez pessoas que estava esta manhã no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, encontrou apenas um diretor regional do Procon para ajudá-lo.

Como a BRA não faz parte da câmara de compensação de bilhetes do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), as outras empresas não são obrigadas a receber os passageiros da BRA. O endosso depende de negociação direta entre as companhias.

A Anac decidiu enviar uma equipe de técnicos à sede da companhia aérea BRA para apurar os motivos do pedido de cancelamento de todos os vôos.

A preocupação do governo é atender aos passageiros que já estão em trânsito com bilhetes da companhia, ou seja, aqueles que precisam retornar às cidades de origem. A Anac vai procurar outras companhias aéreas além de TAM e GOL para tentar acomodar esses passageiros em seus vôos.

No Rio, o Tribunal de Justiça informou que os passageiros da BRA Transportes Aéreos que possuem bilhetes da companhia podem recorrer aos dois postos de atendimento da Justiça nos aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont .

Entretanto, o tribunal esclareceu que os Juizados Especiais Cíveis só atendem casos de tentativa de conciliação ou acordo entre passageiros e empresa aérea.

A operadora de turismo PNX, pertencente a um dos donos da BRA, continua funcionando.

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