O corregedor da Câmara, Ciro Nogueira (PP-PI), começou nesta segunda-feira a notificar o grupo de 16 deputados citados no relatório das CPIs dos Correios e do Mensalão. A partir das notificações, os parlamentares terão cinco sessões para marcar o depoimento e comparecer à Corregedoria para se defenderem.
O corregedor já intimou o deputado José Dirceu (PT-SP) e quer fazer um esforço para ouvir todos os envolvidos ainda nesta semana, o que permitiria encaminhar seu parecer à Mesa da Câmara na terça ou quarta-feira da semana que vem. O deputado Pedro Henry (PP-MT) é o primeiro a ser ouvido nesta terça, às 10h.
A mesa resolveu ouvir os parlamentares após a liminar concedida a deputados do PT pelo Supremo Tribunal Federal (STF) impedindo que o processo seguisse direto para o Conselho de Ética sem que os parlamentares fossem ouvidos. Indagado se os parlamentares conseguiriam mudar seu primeiro parecer sobre o assunto, o corregedor afirmou:
- Vamos examinar as provas da defesa, se vão ou não conseguir mudar meu primeiro parecer é prematuro dizer agora - afirmou.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”