A CPI dos Bingos aprovou nesta terça-feira a convocação de Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Numa sessão da CPI no mês passado, Carvalho foi acusado pelo oftalmologista João Francisco Daniel, irmão de Celso Daniel, assassinado em 2002, de integrar um esquema de arrecadação ilegal em Santo André para campanhas do PT. A CPI também decidiu convocar Roseana Moraes Garcia, a viúva de Toninho do PT, prefeito de Campinas. A CPI também decidiu não convocar o ministro da Fazenda Antonio Palocci.
A CPI investiga o financiamento de campanhas eleitorais com dinheiro do jogo e do crime organizado.
O governo tentou barrar a convocação de Gilberto Carvalho, transformando o interrogatório em uma inquirição por escrito. A votação ficou em 6 a 6 e o presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), desempatou votando pela convocação. Gilberto Carvalho será ouvido em sessão secreta em data ainda a ser definida.
Segundo o irmão do prefeito assassinado, o dinheiro era recebido por Celso Daniel e repassado a Gilberto Carvalho, que o entregava em São Paulo ao então presidente do PT, José Dirceu. O oftalmologista não apresentou provas das acusações.Ainda segundo ele, Carvalho teria dito que levava o dinheiro para Dirceu, em São Paulo, num Corsa preto. Só numa das viagens, Carvalho teria transportado R$1,2 milhão. Parte do dinheiro teria como origem mesadas de até R$50 mil pagas por empresários do setor de transporte.
O oftalmologista não soube explicar, no entanto, por que Gilberto Carvalho confessaria um crime tão grave. Carvalho divulgou uma nota rebatendo os ataques.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja