A "CPI dos Grampos" pode ser instaurada nesta quinta-feira (17) na Assembleia Legislativa do Paraná. Os deputados têm até quinta-feira para indicar os 11 membros responsáveis pelas investigações da CPI. A bancada dos Democratas já nomeou o deputado Pedro Lupion como titular e Osmar Bertoldi como suplente.
De acordo com o deputado estadual Marcelo Rangel (PPS) é provável que todas as indicações sejam feitas entre esta quarta e quinta-feira. Esta Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pretende esclarecer o motivo nos quais equipamentos de escuta telefônica e de ambientes foram instalados no prédio da Assembleia.
A "CPI dos Grampos", que teve apoio de mais de 20 parlamentares, é a primeira investigação instaurada na casa nesta nova legislatura e terá duração de 120 dias, podendo ser prorrogada por mais 60 dias dependendo da necessidade das investigações. Aparelhos de escuta
Técnicos da empresa Embrasilencontraram na tarde do dia 5 de fevereiro três aparelhos de escuta ambiental na Casa. Destes dois estavam instalados na sala de reuniões da presidência e um no escritório da primeira-secretaria, responsável pela administração da Assembleia.
Além dos aparelhos de escuta, vários pontos de captação de vídeo foram encontrados nas salas da 2º Secretaria, espaço ocupado anteriormente pelo atual presidente da Casa Valdir Rossoni (PSDB).
Comissões
Com relação à nomeação dos presidentes das 19 comissões legislativas fixas, os deputados têm até segunda-feira (21) para que todas as comissões sejam definidas. O deputado estadual Artagão Júnior (PMDB) está coordenando a definição das comissões. A definição dos nomes deverá estar concluída antes da sessão plenária de segunda-feira.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia