Pastor Everaldo lidera entre nanicos
O Pastor Everaldo (PSC) segue liderando entre os candidatos nanicos na disputa presidencial, mostrou a pesquisa do Datafolha
Dilma e Campos têm empate técnico em rejeição
O levantamento do Datafolha mostra que o nível de rejeição da presidente da República subiu. Na pesquisa, 35% dos eleitores entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum em Dilma Rousseff no primeiro turno em outubro. Há um mês, levantamento do mesmo instituto trazia esse índice em 33%, tanto para Dilma como para seus principais adversários. Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) eram rejeitados também por 33% do eleitorado cada um.
No levantamento divulgado hoje, a rejeição a Aécio caiu dois pontos, para 31%, e a rejeição a Campos ficou nos mesmos 33%.
A rejeição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caso fosse candidato, ainda seria a menor entre os principais concorrentes avaliados. Lula aparece no levantamento de hoje com apenas 17% de rejeição. Em abril, 19% dos entrevistados pelo Datafolha diziam que não votariam em Lula.
A chance de as eleições presidenciais terem segundo turno cresceu, conforme aponta pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (9) pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo o levantamento, as intenções de voto na presidente Dilma Rousseff oscilou em baixa, de 38% para 37%, enquanto o pré-candidato Aécio Neves (PSDB) avançou de 16% na pesquisa anterior para 20%, agora. Eduardo Campos (PSB) tem 11% e também oscilou em alta, já que na pesquisa publicada em abril o ex-governador de Pernambuco tinha 10%.
O jornal destaca que, apesar de ter variado dentro da margem de erro, a presidente Dilma apresenta recuo gradual nos últimos levantamentos, enquanto os adversários estão em ascensão. Dessa forma, segundo a pesquisa Datafolha, a petista teria hoje 37% das intenções de voto contra 38% da soma dos outros candidatos, o que aponta para uma situação de empate técnico e diminui a possibilidade de Dilma vencer no primeiro turno a eleição de 5 de outubro.
No cenário de primeiro turno que desconsidera os candidatos nanicos, a presidente Dilma aparece com 41% das intenções de voto, contra 22% de Aécio Neves (PSDB) e 14% de Eduardo Campos (PSB). Neste cenário, 16% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto e 7% não souberam responder.
A pesquisa revela ainda que 58% gostariam que o ex-presidente Lula fosse o candidato do PT. Entre os que têm preferência pelo PT, 75% afirmam que preferem Lula na disputa das eleições para 2014.
Dilma venceria no 2º turno
A presidente Dilma Rousseff venceria o segundo turno nas eleições contra qualquer dos dois principais adversários. No cenário do Datafolha em que a presidente enfrentaria Aécio Neves (PSDB), ela registrou 47% das intenções de voto contra 36% do tucano. Um mês antes, Dilma aparecia vencendo no mesmo cenário com 50% das intenções de voto contra 31% de Aécio e, em fevereiro, a vantagem era de 54% contra 27%.
Já no cenário contra Eduardo Campos (PSB), Dilma tem 49% da preferência dos eleitores contra 32% do pessebista. Na última pesquisa, Dilma vencia de Campos com 51% da preferência dos eleitores versus 27% para Campos e, em fevereiro, ela tinha 55% contra 23% dele.
Metodologia
O levantamento do Datafolha ouviu 2.844 pessoas, em 174 cidades. O nível de confiança é de 95%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, há um empate técnico entre todos os candidatos. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00104/2014.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião