O presidente Luiz Inácio Lula da Silva levantou o tom das críticas contra a criação da CPI da Petrobras nesta quarta-feira (15) após a cerimônia de posse do novo presidente da Embrapa. Questionado sobre as declarações da oposição no Senado de que "a CPI pode acabar em pizza temperada com pré-sal", por ter apenas governistas no comando, Lula respondeu: "Depende. Todos eles são bons pizzaiolos".

CARREGANDO :)

Mais cedo, o presidente havia dito no Senado só "tem gente experiente" e que os senadores sabem o que fazer. "O Senado só tem gente experiente. Vocês acham que tem algum bobo no Senado? O bobo é quem não foi eleito. Os espertos estão todos eleitos", comentou Lula.

O presidente disse ainda que há gestos de irresponsabilidade na criação da CPI, porque as investigações poderiam ser feitas pela Receita Federal ou outros órgãos do governo.

Publicidade

"O que eu acho é que tem gestos de irresponsabilidade na constituição de uma CPI dessas, porque você pode pedir investigações da Receita Federal, da Controladoria-Geral da União [CGU], do Ministério Público, da CVM [Comissão de Valores Mobiliários]. Na verdade, a CPI pode ser muito interessante para quem quer fazer um carnaval. Para quem quer investigar seriamente era preciso ter um outro mecanismo", argumentou Lula.

Lula questionou ainda o interesse da oposição na Petrobras e disse que eles queriam privatizar a empresa no governo passado. "Acontece que a Petrobras é a maior empresa brasileira, a empresa de maior projeção nacional, tem ações na Bolsa. O que a turma que queria privatizá-la ontem está hoje preocupada com a Petrobras?", disse.

Segundo ele, sua maior preocupação não é a CPI, mas o novo marco regulatório para exploração de petróleo na camada pré-sal. "A minha preocupação agora não é com a CPI. A minha preocupação é que me entreguem daqui a dez dias o novo marco regulatório da Lei do Petróleo por causa do pré-sal e que quero anunciar ao Brasil qual será o novo marco regulatório e quero mandar para o Congresso as mudanças na lei que são necessárias. Enquanto a oposição grita, eu trabalho", atacou.