• Carregando...

O aeroporto internacional de Cumbica voltou a registrar atrasos nas partidas e chegadas pelo segundo dia consecutivo. Neste domingo, Cumbica fechou de madrugada, por volta de 5h20, por causa do nevoeiro, e reabriu às 8h16 para pousos, quando passou a operar por instrumentos. Segundo a Infraero, 13 vôos internacionais foram desviados para os aeroportos de Viracopos, em Campinas, e para o aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Pela manhã, pelo menos 21 pousos e 10 partidas atrasaram. O nevoeiro já se dissipou e Cumbica opera normalmente.

De acordo com a Climatempo, a alta umidade do ar e a queda de temperatura durante a madrugada favorecem a formação de nevoeiro na região de Guarulhos.

Neste sábado, uma forte névoa pela manhã também provocou o fechamento do aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, por quase 5 horas. De acordo com balanço da infraero, pelo menos 192 vôos, entre partidas e chegadas, sofreram atrasos neste sábado em todo o país. Pelo menos 33 chegadas previstas para Cumbica foram desviadas para os aeroportos de Viracopos, em Campinas, e Tom Jobim, no Rio de Janeiro. O contratempo afetou parte dos 100 mil passageiros que circulam diariamente pelo terminal.

Foi um dia complicado no terminal. Passageiros demoraram horas para embarcar. Quem foi buscar parentes e amigos também amargou horas de espera. Também longas filas se formaram no estacionamento. Os reflexos do fechamento de Cumbica foram sentidos em diversos aeroportos do país .

De acordo com a Infraero, o aeroporto de Guarulhos fechou desde às 3h30 para pousos e decolagens. Mas desde às 2h, as operações já vinham sendo realizadas por instrumentos por causa da neblina. Mas como o raio de visão caiu para menos de 400 metros as pistas tive-ram que ser fechadas. Só às 8h28 as pistas voltaram a ser reabertas.

Gargalo

Ainda segundo a Infraero, uma obra nos 600 metros da cabeceira de uma das pistas de Cumbica também prejudicou as operações na manhã deste sábado. A obra ocorre na pista esquerda, que tem 3,7 mil m, e agora tem 3,1 mil m. Esta é a pista mais utilizada para decolagens. No aeroporto de Congonhas, na zona sul, a pista auxiliar também está em obras.

Pelo menos 12 vôos domésticos atrasaram no aeroporto Tom Jobim, pela manhã, por causa dos problemas em Cumbica. Os balcões das companhias ficaram cheios, mas não houve confusão. Passageiros reclamaram da falta de informações. O vôo mais atrasado foi o 1866, da Gol, que partiria para Manaus, no Amazonas, às 9h25 e só vai decolar às 12h20. A orientação passada pela Infraero foi de que os vôos com destino a Cumbica, aguardassem em suas praças até que as pistas voltassem a ser liberadas.

Em Cumbica, quem esperava pelo embarque sofreu. Os maiores atrasos foram de vôos da Gol, que deveriam ter partido às 2h30 e 4h00 para Curitiba e Florianópolis, e até o início da manhã ainda não haviam decolado. Entre os Vôos internacionais, houve pelo menos sete atrasos nas partidas. Os passageiros que aterrissaram em Viracopos foram transportados de ônibus até São Paulo.

O professor Luiz Felipe, de 29 anos, saiu de Porto Alegre às 23h55 de sexta-feira, porém só conseguiu chegar em Cumbica quase 24 horas depois, às 11h20 deste sábado. Depois de sobrevoar por duas horas o aeroporto, o vôo dele foi um dos desviados para o Galeão.

- Do meu avião foram 68 pessoas que ficaram 10 horas no Rio de Janeiro sem nenhuma informação e a base de uma barra de cereais", contou visivelmente aborrecido.

Uma aeronave da Alitalia, que devia ter pousado em Cumbica às 5h40 deste sábado, procedente de Milão também foi desviada para o Rio de Janeiro. O agente de viagens Luiz Pera, 54, que foi a Guarulhos recepcionar 16 pessoas deste vôo, contou que os passageiros ficaram cinco horas impedidos de descer do avião.

- Minha mulher que também está no vôo disse que alguns passageiros passaram mal e tiveram que receber atendimento médico", falou. Segundo Pera, o problema ocorreu porque a Alitalia não tem atendimento no aeroporto carioca. A previsão era de que o grupo conseguisse chegar a Guarulhos somente no final da tarde de ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]