Curitiba terá cerca de 100 mil eleitores a menos nas eleições deste ano, em comparação com o pleito anterior, conforme balanço prévio feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A cidade possui, atualmente, aproximadamente 1,2 milhão de eleitores aptos a votar no pleito de 2010, pouco mais de 1,3 milhão de pessoas estavam em condições de comparecer às urnas.
O balanço do TRE-PR foi feito após o fim do prazo para o cadastro eleitoral, encerrado nesta quarta-feira (9), com uma estimativa de 180 mil cancelamentos. O assessor de imprensa do TRE-PR, Marden Machado, explica que o recadastramento biométrico possibilitou que fosse revelado o eleitorado real do município, descontando eventuais mudanças de moradores para outras cidades e falecimentos, que estavam subnotificados, o que explica a redução. A revisão, portanto, tende a diminuir o montante de eleitores aptos a votar em relação aos números dos anos anteriores.
O número final de eleitores em condições de votar deve ser divulgado dentro de um mês, conforme estiva do TRE-PR, após um cruzamento de dados feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esta apuração, porém, não deve alterar significativamente os números parciais apurados pelo TRE.