Curitiba terá cerca de 100 mil eleitores a menos nas eleições deste ano, em comparação com o pleito anterior, conforme balanço prévio feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A cidade possui, atualmente, aproximadamente 1,2 milhão de eleitores aptos a votar no pleito de 2010, pouco mais de 1,3 milhão de pessoas estavam em condições de comparecer às urnas.
O balanço do TRE-PR foi feito após o fim do prazo para o cadastro eleitoral, encerrado nesta quarta-feira (9), com uma estimativa de 180 mil cancelamentos. O assessor de imprensa do TRE-PR, Marden Machado, explica que o recadastramento biométrico possibilitou que fosse revelado o eleitorado real do município, descontando eventuais mudanças de moradores para outras cidades e falecimentos, que estavam subnotificados, o que explica a redução. A revisão, portanto, tende a diminuir o montante de eleitores aptos a votar em relação aos números dos anos anteriores.
O número final de eleitores em condições de votar deve ser divulgado dentro de um mês, conforme estiva do TRE-PR, após um cruzamento de dados feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esta apuração, porém, não deve alterar significativamente os números parciais apurados pelo TRE.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Brasil deve passar os EUA e virar líder global de exportações agropecuárias
O que dizem as pesquisas sobre educação integral, obsessão do MEC de Lula