A edição desta sexta-feira (3) do "Diário Oficial da União" traz a exoneração do ministro de Assuntos Estratégios da Presidência da República, Mangabeira Unger, e a nomeação de Daniel Barcelo Vargas como ministro interino.
A saída de Mangabeira foi confirmada no início da semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na terça-feira (30), o ex-ministro divulgou a carta de renúncia ao cargo entregue ao presidente, segundo ele, por não ter conseguido ampliar sua licença de professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
No texto, Mangabeira diz que faz o pedido para "voltar ao convívio" de sua mulher e de seus filhos, para "ajudar a pagar a educação deles" e para "retornar" à vida acadêmica.
Daniel Vargas era secretário-executivo da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos.
Boatos
No último dia 17, o ministro havia divulgado outra nota, informando que pretendia continuar no governo. A nota foi uma resposta aos boatos sobre sua saída do ministério por conta de uma possível troca de partido. Ele está no ministério a pedido do vice-presidente da República, José Alencar, que é filiado ao PRB.
Na nota, Mangabeira informava que o presidente Lula queria que ele continuasse no governo e que não havia qualquer problema político ou programático na relação dele com o presidente e com o governo. Além disso, ele enfatizava que vinha discutindo com a Universidade de Harvard, a prorrogação de sua licença.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja