Houve tumulto entre as pessoas que acompanhavam a cerimônia e a polícia foi chamada
O prefeito eleito de Palmas, região Sul do Paraná, Hilário Andraschko (PDT), tomou posse do mandato no sábado (29). Durante nove meses, o município foi administrado pela presidente da Câmara de Vereadores, Joana DArc Franco de Araújo. Na cerimônia de entrega do cargo, Andraschko criticou a antecessora por deixar dívidas.
De acordo com reportagem da TV Cataratas, Joana DArc entregou as chaves da cidade e um relatório dos noves meses de mandato ao novo prefeito. Ao analisar a documentação, ainda durante a cerimônia de posse, Andraschko reclamou das dívidas herdadas da administração da vereadora. "Sua inexperiência administrativa não justifica entregar restos a pagar de R$ 1,2 milhão e nenhum centavo em caixa", afirmou.
Joana D´Arc não quis comentar as críticas do sucessor. Ela deixou o gabinete na prefeitura sob vaias da população que acompanhava a cerimônia. Houve tumulto e a polícia foi chamada para acalmar os ânimos. Candidatura
Hilário Andraschko foi o candidato mais votado nas eleições de 2008, mas não pode assumir o cargo por ter o registro de candidatura impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O TRE concordou com o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que considerou que o candidato teria cometido irregularidade insanável ao dispensar licitação em convênio firmado pela prefeitura com o governo do estado. Em 2004, o município recebeu verba da Secretaria de Esportes do Paraná para fornecimento de refeições para os participantes dos jogos escolares.
Há duas semanas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu favoravelmente ao registro de Andraschko. O ministro Marcelo Ribeiro votou favorável por entender que o candidato não agiu de má-fé quando não realizou licitação no convênio firmado pelo município. O ministro destacou a própria falta de experiência administrativa de Andraschko, mencionada nos autos, como uma das eventuais causas da falta de licitação.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora
Deixe sua opinião