Os deputados estaduais aprovaram durante sessão plenária desta segunda-feira (10) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que dá acesso gratuito ao transporte intermunicipal aos idosos com baixo nível de renda. A proposta, do deputado Teruo Kato (PMDB) e anexada ao projeto do deputado Douglas Fabrício (PPS) , ainda tem que passar por segunda discussão na Casa.
O objetivo do projeto é regulamentar a previsão federal de concessão de passagens gratuitas aos idosos nas linhas intermunicipais controladas por empresas públicas ou concessionárias. Terão direito ao benefício pessoas com idade igual ou superior a 65 anos que recebem até dois salários mínimos.
As empresas responsáveis pelo transporte terão que reservar duas vagas em cada viagem para os idosos. Quando a procura exceder o limite previsto de duas vagas, as empresas deverão garantir no mínimo 50% de desconto no valor das passagens adquiridas pelos beneficiários. "Esse benefício já é previsto a nível federal, mas no estado temos esse benefício sendo utilizado apenas na região metropolitana. A ideia é que ele seja estendido para todo estado", declarou o deputado Teruo.
Adiantamento
Na sessão desta segunda-feira, os deputados também aprovaram o pedido das lideranças do governo e da oposição de adiantar as sessões das próximas três quartas-feiras. Assim, nos dias 12, 19 e 26 de novembro, as sessões plenárias na Assembleia Legislativa ocorrerão no período da manhã.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião