A vantagem de Dilma Roussef (PT) sobre José Serra (PSDB) na disputa eleitoral é atribuída à sua intensa exposição na mídia pelo governo e por seu partido. Na avaliação dos tucanos, aos olhos do eleitor, ela ainda corre sozinha rumo à Presidência.
Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), líder do partido no Senado, o crescimento de 5 pontos porcentuais foi consequência do lançamento da pré-candidatura de Dilma. "O resultado reflete o impacto provocado pela enorme publicidade em toda a mídia nacional por ocasião do lançamento oficial da candidatura da ministra durante o 4º Congresso Nacional do PT (em 20 de fevereiro)", afirmou o senador.
As especulações sobre uma suposta desistência de Serra vêm sendo refutadas. O cientista político Carvalho Teixeira considera que Serra "dificilmente abrirá mão da candidatura a presidente, embora esteja deixando a decisão para o último minuto". "Serra está com a intenção de votos cristalizada em um bom nível, mas parece com dificuldades para atrair eleitores indecisos", opina.
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou ontem que se surpreendeu com os resultados da pesquisa Datafolha a favor de Dilma Rousseff na disputa presidencial. "O crescimento foi maior do que o esperado."
Ele concorda com Alvaro Dias sobre a influência da exposição da ministra na ampliação de suas intenções de voto. No entanto, isso é irrelevante, na sua avaliação. "O que importa não é o índice de crescimento, mas o crescimento sustentado da candidatura", afirma o tucano.
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