A presidente Dilma Rousseff realiza nesta segunda-feira (3) a primeira reunião de coordenação política de seu governo. No governo Lula, as reuniões de coordenação eram realizadas no início da semana e reuniam os principais ministros das áreas econômica e política.
Na manhã desta segunda, o primeiro compromisso da presidente será um despacho interno, seguido por uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Depois, ela recebe o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.
Dilma reservou o período da tarde para se encontrar com os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). Ela também recebe o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso.
A presidente encerra o dia recebendo os ministros das áreas política e econômica para a reunião de coordenação.
No sábado (1º), Dilma foi empossada presidente e no mesmo dia, após a cerimônia, participou de coquetel com autoridades estrangeiras no Itamaraty. No domingo (2), ela recebeu no Palácio do Planalto várias autoridades e chefes de estado. O primeiro compromisso foi uma reunião com o príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon. Ele representou a Espanha durante a cerimônia de posse de Dilma.
Depois de se encontrar com o príncipe, a presidente se reuniu com José Mujica, presidente do Uruguai, e com o primeiro-ministro da Coréia do Sul, Kim Hwang-Sik. Logo depois, a presidente se reuniu com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina. Dilma recebeu ainda José Ramón Machado Ventura, primeiro vice-presidente de Cuba, e Taro Aso, ex-primeiro-ministro do Japão.Ministros
Neste domingo, seis cerimônias de transmissão de cargo foram realizadas na Casa Civil, na Secretaria de Comunicação Social, na Secretaria-Geral da Presidência e nos ministérios da Justiça, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das Relações Exteriores. Nesta segunda, mais 20 cerimônias de transmissão de cargo serão realizadas.
A primeira cerimônia foi no Ministério da Justiça. O novo ministro é José Eduardo Cardozo, secretário-geral do PT. Antonio Palocci assumiu a Casa Civil pregando união entre os ministérios. Cardozo e Palocci foram coordenadores da campanha da presidente.
No Itamaraty, Antônio Patriota prometeu "atenção diferenciada" para os vizinhos. Tereza Campello assumiu o Desenvolvimento Social e Combate à Fome destacou como desafio a erradicação da pobreza.
Ex-chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, novo secretário-geral da Presidência, disse que Dilma pediu a ele "sensibilidade" no governo. Helena Chagas, nova ministra da Secretaria de Comunicação Social, defendeu a liberdade de imprensa.
O primeiro ministro a assumir o cargo foi Alfredo Nascimento, dos Transportes. A cerimônia foi realizada já no domingo (1º), após a posse de Dilma.
- Palocci tenta afastar pecha de homem forte do governo
- Governo fará "bloqueio preventivo" do Orçamento de 2011
- Dilma terá audiência com ministros e representantes do Legislativo e do Judiciário na segunda-feira
- Mais 20 ministros recebem cargos nesta segunda-feira
- Imprensa internacional destaca primeiro dia de trabalho de Dilma
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião