A presidente Dilma Rousseff deve se reunir nessa quinta-feira (20) com a direção da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), às 15 horas, no Palácio do Planalto. O encontro faz parte da agenda positiva que Dilma pretende construir no retorno do encontro do G-20 na Austrália e atende também à reivindicação dos prefeitos de abrir um canal de diálogo permanente com o Executivo federal no próximo mandato da presidente da República.
A audiência foi solicitada pela FNP, presidida pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), e em pauta estarão temas como o aprimoramento do pacto federativo, desoneração do transporte público e a adoção de medidas que garantam o equilíbrio fiscal dos municípios. Esses temas constam de uma carta que a FNP encaminhou, em setembro deste ano, aos candidatos que disputaram a Presidência da República, e foram discutidos também na 66ª reunião da entidade, realizada em Campinas nos dias 10 e 11 deste mês.
Um outro tema que será discutido com Dilma é a reivindicação dos prefeitos para que ela sancione na íntegra o projeto de lei que prevê a renegociação das dívidas de Estados e municípios com a União, incluindo a cláusula da retroatividade. O projeto foi aprovado há 15 dias no Senado e a sanção presidencial tem de ser feita até a próxima terça-feira, 25. Durante a 66ª reunião da FNP, os prefeitos reiteraram os mesmos temas e pedidos ao vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e ao ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, que participaram do encontro.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Deixe sua opinião