Em meio às negociações para concluir a reforma administrativa e ministerial, a presidente Dilma Rousseff vai se reunir nesta quarta-feira (23) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tentar definir qual será o espaço do PMDB na Esplanada. Lula deve almoçar com Dilma.
Nesta manhã, Dilma já conversou com o vice Michel Temer e o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), e agora está reunida com o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) e os ministros Eduardo Braga (Minas e Energia) e Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) para receber indicações de nomes para integrar pastas.
O partido já indicou três nomes para ocupar o Ministério da Saúde: Marcelo de Castro (PI), Manoel Júnior (PB ) ou Saraiva Felipe (MG). Saraiva Felipe já ocupou o cargo durante o primeiro mandato de Lula.
Outra pasta que deve ficar com o PMDB é o novo Ministério da Infraestrutura. O partido levou à presidente as indicações de Newton Cardoso Júnior (MG), Mauro Lopes (MG) e José Priante (PA).
A reaproximação com o PMDB é considerada peça fundamental para a articulação política. Na semana passada, Lula esteve em Brasília e se reuniu com caciques da legenda, entre eles o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).