A diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu reclamou, durante depoimento na CPI do Apagão no Senado, da forma como vem sendo tratada desde o início da crise aérea.
- Fui desconsiderada como ser humano. Referem-se a mim como uma coisa. Minha indicação para a Anac vem de uma longa trajetória. Devo ter algumas qualidades que devem ter sido detectadas por algumas dessas pessoas que eu citei - afirmou.
A CPI também ouve o brigadeiro José Carlos Pereira, ex-presidente da Infraero, demitido após a posse do novo ministro da Defesa, Nelson Jobim. O brigadeiro acusou, numa entrevista, Denise de fazer lobby para transferir os setores de cargas dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos para Ribeirão Preto para beneficiar o empresário Carlos Ernesto Campos, dono da empresa Taed (Terminais Aduaneiros do Brasil), que ganhou licitação para a construção do terminal de cargas em Ribeirão Preto. O empresário seria amigo de Denise.
Frente a frente com a diretora, porém, Pereira negou que tenha dito que Denise tenha tentado beneficiar Campos. Mas confirmou que "havia pressões para levar cargas para Ribeirão Preto" e que a diretora defendeu a idéia "veementemente". Denise negou que seja amiga do empresário.
- Conheço de nome, mas não temos nenhum relacionamento. Não é meu amigo. Nunca esteve na Anac, pelo menos comigo - afirmou ela.
A diretora afirmou que a transferência é possível, mas só no futuro e para uma pequena quantidade de vôos. Segundo ela, o aeroporto da cidade sequer tem hoje um terminal de cargas.
- Há estudos para que vôos de Congonhas se transfiram para Guarulhos, em seguida para Viracopos. Aí sim uma pequena parcela iria para Ribeirão Preto - contou.
O ex-presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, presta depoimento na CPI do Apagão no Senado - Agência Brasil Segundo Pereira, a Infraero perderia muito com a transferência, pois é a instituição que administra os Aeroportos de Congonhas e Viracopos e a carga aérea é o setor que mais cresce, proporcionando cerca de R$ 250 milhões este ano.
José Carlos Pereira desconversou ainda sobre o fato de ter chamado Denise Abreu de "terrível":
- É provável que em algum momento eu tenha dito isso, mas foi terrível no bom sentido, querendo dizer que ela joga pesado e defende posições com violência. Tive muitas discussões acaloradas com Denise, mas mantivemos uma relação profissional - minimizou.
Sobre irregularidades, Pereira diz que 'pegou o bonde andando'
Pereira disse que assumiu a presidência da Infraero em substituição a Carlos Wilson e que encontrou obras interditadas devido a irregularidades.
- Peguei o bonde andando - disse, em resposta ao relator da CPI, senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
Ele admitiu que encontrou muitas obras interditadas por problemas de irregularidades nas licitações, citando o aeroporto de Vitória (ES), onde empreiteiras chegaram a paralisar a obra.
Demóstenes foi quem fez a pergunta sobre o aeroporto, explicando que houve superfaturamento para a construção de uma pista e, por esse motivo, a obra foi suspensa pelo Tribunal de Contas.
Denise chama Dirceu de amigo
Ainda em seu depoimento, Denise fez questão de ressaltar que sua família lhe proporcionou "um estudo de qualidade" e falar de sua biografia, que inclui a PUC de São Paulo, onde conheceu José Dirceu - a quem chamou de amigo - e empregos nos governos paulistas de Franco Montoro e Mário Covas. Denise Abreu contou ainda que deixou o posto de concursada na procuradoria de São Paulo para assumir como subchefe na Casa Civil, durante a gestão de Dirceu.
Ela fez questão de se explicar sobre a foto em que aparece fumando charuto durante o casamento da filha do ex-deputado Leur Lomanto, também diretor da Anac. O evento ocorreu em 30 de março, mesmo dia em que os controladores cruzaram os braços e pararam os aeroportos do país. A diretora argumentou que aceitou o charuto por cortesia a Leur Lomanto.
- Educadamente, participei do ritual e fui tachada de terrível. Fui exposta como uma mulher insensível à crise aérea e aos transtornos dos usuários. Não fumo charutos. Churchill fumava e veio de uma família humilde. Era um grande estadista - comparou Abreu, ressaltando que, enquanto esteve na festa, manteve contatos com o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, e com a área técnica da agência, para acompanhar a crise.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta quinta-feira que na próxima semana deverá propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma revisão de todo o modelo institucional do setor aéreo , inclusive as competências da Anac.Diretora da Anac ainda vai depor na Câmara
Denise Abreu vai depor duas vezes nesta quinta-feira. Ela ainda será ouvida na Câmara. Para a oposição, a iniciativa de agendar os dois depoimentos dela para o mesmo dia foi estratégia do governo .
- Foi uma tentativa de poupar a Denise Abreu. Poderia deixar para outro dia para que pudéssemos confrontar o que ela vai dizer - disse Wanderley Macris (PSDB-SP).
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião