A Gazeta do Povo procurou os presidentes das câmaras de Matinhos, Guaratuba, Quatro Barras e São Miguel do Iguaçu para que explicassem o motivo de haver pagamentos rotineiros de diárias de viagens aos vereadores. A reportagem só conseguiu explicações de dirigentes dos legislativos de Matinhos e de São Miguel. Ambos negaram haver irregularidades no pagamento.
O presidente da Câmara de Matinhos, Sandro Moacir Braga, disse que a incorporação das diárias ao salário dos vereadores nos dados enviados ao Tribunal de Contas (TC) ocorreu devido a um erro do software que faz o envio das informações ao órgão.
Ele ainda negou irregularidades no pagamento mensal de diárias. "Não há ilegalidade no pagamento destas diárias. A Lei Orgânica permite e nós autorizamos", disse. Braga afirma também que o pagamento de valores idênticos todos os meses é normal. "Os cursos sempre ocorrem no período de quatro dias. Por isso são liberadas quatro diárias que somam o valor de R$ 1,4 mil."
Em São Miguel do Iguaçu, quem falou com a reportagem foi o assessor jurídico da Câmara, César Augusto Schommer. Ele disse que não há problemas com os valores da diárias pagas mensalmente e com valores idênticos. "Os vereadores frequentaram cursos e isso proporcionou economia para o município. Nos últimos anos foram devolvidos quase R$ 1 milhão para a prefeitura pela Câmara. Os valores são parecidos porque é o prazo médio das viagens."A reportagem deixou ainda mensagens no celular do presidente da Câmara de Quatro Barras, Olair Ribeiro Lago, solicitando retorno da ligação. Mas, até o fechamento da edição, não recebeu resposta. A solicitação de entrevista também foi gravada no celular do presidente da Câmara de Guaratuba, Paulo Eder de Araújo, que também não ligou de volta. O vereador Claúdio Nazário da Silva, secretário da Câmara local disse que não tinha informações sobre o assunto e que somente Araújo poderia falar.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético
Deixe sua opinião