O prefeito Luciano Ducci (PSB) anunciou ontem que Marcello Richa, filho mais velho do governador eleito Beto Richa (PSDB), será o novo secretário do Esporte e Juventude da prefeitura. O anúncio da nomeação foi feito pelo prefeito via Twitter. "Marcello Richa é meu secretário de Esporte e Juventude. Tem capacidade de mobilização e vai atrair crianças e jovens para programas municipais", escreveu o prefeito.
O nome de Marcello estava sendo cogitado havia vários dias, mas a assessoria da prefeitura evitava confirmar a escolha. Com o anúncio oficial, Marcello torna-se o terceiro caso de nomeação de parentes das famílias Ducci e Richa para a prefeitura em duas semanas.
Na semana passada, Ducci havia nomeado a tia de Fernanda Richa, Maria Christina Andrade Vieira, para a presidência da Fundação Cultural de Curitiba. Na terça-feira, anunciou a própria esposa, Marry Ducci, para a Fundação de Assistência Social.
O filho mais velho do governador tem 25 anos, é estudante de Direito e coordenador da juventude tucana no Paraná. Ele irá substituir Rudimar Fedrigo.
Durante a campanha do pai ao governo do estado, Marcello assumiu a coordenação de campanha para a juventude, organizando encontros e mobilizações através das redes sociais da internet. O novo secretário ainda não tem experiência anterior na administração pública.
Em nota divulgada no site da prefeitura, Ducci tentou justificar a escolha."Marcello Richa tem como grande qualidade a capacidade de mobilização de pessoas em torno de um objetivo comum. Essa qualidade vai ser decisiva no trabalho dele à frente da Secretaria do Esporte e Juventude."
A reportagem da Gazeta do Povo procurou o prefeito, mas sua assessoria disse que ele não comentaria a escolha. O novo secretário também foi procurado, mas não foi localizado até o fechamento da edição. Na nota oficial da prefeitura, Ducci afirma que Marcello Richa terá a missão de contribuir na articulação da cidade em projetos como a Copa do Mundo em 2014 e na Olimpíada de 2016.
Marcello Richa disse, via assessoria da prefeitura, que terá como uma das metas trazer mais competições mundiais para a cidade. "Curitiba terá a Copa 2014, recentemente abrigou o Mundial de Caratê. Vamos trabalhar para termos mais competições de alto nível, que colocam a cidade na vitrine esportiva e servem de estímulo para crianças e jovens se dedicarem ao esporte."
* * * *
Interatividade
Marcello Richa tem experiência para ser secretário de Esportes?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento