Antes mesmo de encerrar a votação nas eleições municipais, o prefeito de Curitiba e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB), já avisa que a equipe para o próximo mandato está escolhida. Richa votou por volta das 11h deste domingo (5) na Escola Estadual Amâncio Moro, acompanhado de sua esposa Fernanda Richa.
O prefeito disse estar ansioso para saber o resultado das eleições, mas afirma que não teme surpresas, já que em todas as pesquisas de intenção de voto apareceu na frente dos demais candidatos. Ele descartou qualquer possibilidade de segundo turno.
Contando com a certeza da reeleição, Richa disse que já escolheu a equipe com quem deve trabalhar no próximo mandato, embora não tenha citado nomes. Segundo ele, o alto índice de aprovação de sua administração frente à cidade, aumenta a responsabilidade, já que tem de corresponder às expectativas da população. Richa disse também que o PSDB deve eleger o maior número de vereadores no Paraná.
Depois de entrar na escola, o candidato levou cerca de 20 minutos para conseguir chegar à urna. No local, apesar de não haver fila de eleitores, muitas pessoas paravam o candidato para cumprimentá-lo e tirar fotos ao seu lado.
Eleições 2010
Sobre a possibilidade de concorrer ao cargo de governador nas eleições de 2010, o prefeito não disse sim nem não. "Não sofro do mal que a maior parte da classe política sofre, que é a ansiedade", afirmou. "Por enquanto penso apenas no presente".
Depois de votar, Richa acompanhou a esposa, Fernanda, que vota em outra seção, no mesmo colégio. Fernanda disse que ainda não sabe se retornará à presidência da Fundação de Ação Social (FAS), mas que deve continuar a se dedicar a projetos sociais.
Richa iria direto da votação para o Restaurante Madalosso, no bairro Santa Felicidade, mas acabou cancelando o almoço. O candidato deve ficar em sua casa até as 19h, quando se dirigirá até a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para acompanhar o resultado das apurações.
Requião
Questionado sobre a acusação do governador Roberto Requião (PMDB), que disse, nesta manhã, que os bons resultados da campanha de Richa se devem à influência da imprensa, Beto Richa não quis criar polêmica. "Não tenho nada a falar a respeito deste senhor", disse. "A população já está julgando a postura dele", finalizou.
Requião apóia o candidato Carlos Moreira (PMDB) e votou junto ao aliado, por volta das 9h, na Escola Estadual Júlia Wanderley, no Batel.
- Richa participa de missa em Curitiba e pede proteção
- Moreira anuncia apoio à Gleisi em um possível segundo turno
- Três pessoas são presas fazendo boca-de-urna no Fazendinha
- Para Gomyde, pesquisas se confirmarão nas urnas
- PSOL acredita que elegerá pelo menos um vereador, diz Meirinho
- Aposentado é primeiro a votar no maior colégio eleitoral de Curitiba