A chuva na maior parte do país no início da manhã deste domingo (5) não espantou os eleitores, que compareceram às seções eleitorais para eleger prefeitos e vereadores. Apesar de algumas ocorrências, o clima é tranqüilo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou logo cedo em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ele estava acompanhado pela primeira-dama, Marisa Letícia, pelo candidato do PT à prefeitura, Luiz Marinho, e o vice, Frank Aguiar. Em São João Batista (SC), um dos três municípios escolhidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para estrear a votação biométrica, as eleições transcorrem com tranqüilidade. Com a urna biométrica, o eleitor é identificado eletronicamente por sua impressão digital.
De acordo com o primeiro balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 285 urnas com problemas tiveram de ser substituídas. O maior número de ocorrências foi em Santa Catarina, onde 70 urnas foram trocadas. Em Belo Horizonte, duas pessoas foram detidas no bairro Bandeirante pela realização de boca-de-urna. Segundo a polícia, elas estavam colando material eleitoral em muros do bairro. Em uma Kombi, os detidos tinham material de campanha, como cartazes eleitorais e cola.
Em Aracaju, na maior seção eleitoral, com 7 mil eleitores, houve tumulto na abertura dos portões. Uma pessoa ficou ferida.
Em Maceió, nove pessoas foram presas pela prática de boca-de-urna. Segundo a Polícia Militar, elas teriam sido pagas para distribuir material com propaganda eleitoral, o que é proibido pela Justiça Eleitoral. As pessoas detidas foram encaminhadas para a delegacia de polícia local.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião