A divulgação da primeira pesquisa Ibope/RPC/Gazeta do Povo mostra ampla vantagem para o candidato Rogério Lorenzetti (PMDB) na disputa pela prefeitura de Paranavaí, no Noroeste do Paraná. O agropecuarista aparece com 59% das intenções de voto. O prefeito Mauricio Yamakawa (PP) está na segunda posição, com 17%. Os candidatos Cesar Alexandre (PT) e Ailson de Souza (PSTU) têm, respectivamente, 4% e 1% da preferência do eleitorado.
Além de estar muito bem colocado na intenção de voto, Lorenzetti também tem a menor rejeição. Apenas 13% dos entrevistados disseram que não o escolheriam como candidato. Na seqüência, aparecem o professor César, com 17%, o carteiro Ailson, com 18% e o prefeito Yamakawa, com 47%. Na avaliação do mandato do atual prefeito pode estar a resposta para a alta rejeição e a indisposição do eleitorado com Yamakawa: dos moradores de Paranavaí ouvidos pelo Ibope, 36% consideram a gestão regular, 21% apontaram como péssima e 14%, como ruim. Apenas para 5% dos entrevistados a administração municipal é ótima e para 22%, boa.
A pesquisa é a primeira consulta formal a ser divulgada na cidade. "Nas ruas, sentíamos que estávamos bem, mas não sabíamos quanto", disse Lorenzetti. Ele foi vice-prefeito em duas gestões e é a terceira vez que tenta assumir o comando da prefeitura. "Esse resultado positivo é fruto de um trabalho de conscientização e de um desejo de mudança", aponta. O prefeito Mauricio Yamakawa não foi localizado para comentar os números da consulta. Foram consultados 504 eleitores entre os dias 8 a 10 de agosto. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais, para cima ou para baixo.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Deixe sua opinião