Candidato a vice em São Bernardo do Campo é baleado
Atingido por um tiro na coxa quando deixava um ato político, na noite de terça-feira (2), o candidato a vice-prefeito de São Bernardo, ex-deputado Edinho Montemor (PSB), descartou nesta quarta-feira (3) qualquer possibilidade de ter sido vítima de atentado político. Integrante da chapa encabeçada pelo deputado estadual Orlando Morando (PSDB), Edinho atribuiu o ocorrido a uma fatalidade
O PDT voltou atrás e disse, após reunião nesta quarta-feira (3), que vai esperar o laudo técnico da polícia científica para decidir sobre o futuro da candidatura de Tuca Cartário, à prefeitura de Fazenda Rio Grande (região metropolitana de Curitiba). A filha do deputado estadual Geraldo Cartário (PDT)foi baleada quando saía de uma reunião do partido, no último domingo.
Para o presidente do PDT em Fazenda Rio Grande, e representante da coligação "A força do bairro", Anselmo Fausto, a candidatura de Tuca Cartário permanece. "Não vamos assinar a desistência da candidata. Decidimos esperar o laudo da perícia da polícia técnica para dizer que tipo de crime foi. Até lá, ela continua como candidata majoritária", disse Fausto.
"Se foi crime encomendado ou um assalto normal a decisão será diferente. Caso ela não continue na campanha, há a possibilidade do deputado Geraldo Cartário ser o candidato", finalizou.
Nesta quarta-feira Tuca Cartário teve alta do Hospital Santa Cruz. O pai Geraldo Cartáriochegou a afirmar que a filha não era mais candidata à prefeitura. No entanto, após a reunião com o partido, o deputado mudou o tom do discurso. "Ela quer disputar a prefeitura, eu é que não deixo. A não ser que a polícia comprove que o caso foi uma tentativa de assalto. Mas, se for comprovado que foi um ato político, ela não será mais candidata", afirmou Cartário.
Investigações
De acordo com Francisco Caricati, delegado do Cope (Centro de Operações Especiais), ainda não há nenhuma informação nova sobre o caso. Ninguém foi preso e não é possível afirmar se houve um atentado político ou um crime normal. "Qualquer afirmação agora é leviandade da polícia. Estamos trabalhando com todas as hipóteses", disse o delegado, que ficou responsável pelas investigações.
Pai quer ser o candidato
O deputado estadual Geraldo Cartário (PDT) afirmou nesta quarta-feira que tem ambições de disputar a prefeitura de Fazenda Rio Grande. No entanto, Cartário está com um problema eleitoral e não pode concorrer às eleições do dia 5 de outubro.
"Se o PDT tiver outro candidato na disputa, esse candidato serei eu", definiu Cartário. O deputado, porém, teve o título de eleitor cassado pela juíza de São Sebastião da Amoreira, Norte do estado. Cartário transferiu o título para a cidade do interior. Em São Sebastião da Amoreira entraram com um processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedindo para cancelar a transferência de Fazenda Rio Grande para o município do Norte.
No dia 7 de maio saiu a sentença da juíza eleitoral de São Sebastião da Amoreira cancelando o título de Cartário. O deputado afirmou que já entrou com um recurso contra essa decisão e aguarda o julgamento. "Caso o meu recurso seja aceito viro candidato na mesma hora", disse o deputado.
Pela lei eleitoral, a pessoa precisa estar há um ano morando no município em que pretende concorrer a algum cargo político. Caso Geraldo Cartário tirasse outro título, não teria o tempo necessário para entrar na disputa. No recurso, o deputado pede para que seja anulada apenas a transferência de Fazenda Rio Grande para São Sebastião da Amoreira e não o título eleitoral. Segundo a assessoria de imprensa do TRE, não há prazo para esse julgamento do recurso de Cartário. O deputado aparece como eleitor regular de São Sebastião da Amoreira no sistema do TRE.
Explicações
O deputado Geraldo Cartário afirmou que transferiu o título de eleitor para São Sebastião da Amoreira para ter "sossego" na política. "Sempre fui eleitor em Fazenda Rio Grande, como aconteceram vários processos contra mim na cidade, falei que iria mudar o meu título para não ter mais problemas", explicou.
A cidade escolhida foi São Sebastião da Amoreira, onde a família de Cartário tem influência política. "Meu avô foi prefeito da cidade e um dos fundadores do município. Tenho casa lá e meu primo é o atual prefeito", disse o deputado. Na cidade interiorana os adversários pediram a impugnação do título de Cartário. "Fizeram isso com medo que eu disputasse a prefeitura lá. Agora não posso concorrer nem lá, nem aqui (Fazenda Rio Grande)", definiu. Cartário afirmou que o recurso dele deve ser julgado em breve.
O caso
De acordo com polícia, por volta das 22h de domingo, a candidata saía de uma reunião política em um Uno Mille quando, de uma caminhonete, possivelmente uma D-20 ou uma F-1000, diversos tiros foram disparados. Dois deles atingiram Tuca, um de raspão no pescoço, e um em um dos braços. Além de Tuca, o motorista, Éder de Jesus Ferraz, e uma assessora do partido estavam no veículo, mas nenhum dos dois foi atingido.