O prefeito de Quatiguá (Norte Pioneiro) Efraim Bueno de Moraes (PMDB), que disputa a reeleição no município, sofreu uma tentativa de homicídio na noite de domingo (21), quando chegava em casa. Dois homens em uma moto dispararam quatro tiros contra o prefeito, por volta das 22h45, mas não o acertaram. Esse é o terceiro caso de tentativa de homicídio contra candidatos políticos no Paraná que disputam as eleições do dia 5 de outubro.
De acordo com o delegado de Joaquim Távora (Norte Pioneiro), Rubens José Perez, dois homens em uma moto encostaram atrás da caminhonete no prefeito Efraim, no momento em que ele esperava o portão eletrônico abrir. "Eles fizeram dois disparos, que atingiram o vidro traseiro e o encosto traseiro", afirmou o delegado Perez, que investiga o caso.
No momento dos disparos, Efraim se abaixou e não foi atingido. "O prefeito desceu correndo da caminhonete e entrou na casa. Neste momento foram feitos mais dois disparos. Um acertou a porta da caminhonete e outro o muro da casa", disse o delegado.
Nesta segunda-feira (22) foi instaurado um inquérito policial para apurar o caso. Apesar de disputar a reeleição, de acordo com o delegado Perez ainda é cedo para afirmar se foi um atentado político. "Até agora o que temos é que dois indivíduos em uma moto atiraram contra o prefeito. Ainda não se dá para dizer se houve conotação política nesse ato", definiu Perez.
O delegado já escutou o depoimento dos policiais que atenderam à ocorrência. Ninguém foi preso e ainda não há suspeitos pelo crime. Disputa a prefeitura de Quatiguá, além do prefeito Efraim, o candidato Jorge Camilo Ramalho (PSC). A reportagem não conseguiu contato com o prefeito Efraim Bueno de Moraes para ele comentar o assunto e se vai continuar a campanha eleitoral.
De acordo com o secretário-geral do PMDB no Paraná, João Arruda, o prefeito havia saído de uma reunião com vereadores do partido e chegava em casa quando sofreu a tentativa de homicídio. "Ele ainda está pensando o que vai fazer. O prefeito ficou bastante abalado com a situação e tem também a pressão familiar", disse Arruda. O secretário afirmou que o PMDB está à disposição do prefeito e vai apoiar a decisão que ele tomar. "Ele é um guerreiro", definiu o secretário.
Outros casos
Duas cidades da região metropolitana de Curitiba também registraram tentativas de homicídios contra candidatos durante o período da campanha eleitoral. Em Campina Grande do Sul, o candidato a prefeito Luiz Carlos Assunção (PSB) pulou de uma janela para escapar de tiros disparados contra ele. O caso aconteceu no dia 25 de agosto, durante uma reunião eleitoral do partido.
No dia 31 de agosto, a candidata a prefeita de Fazenda Rio Grande, Tuca Cartário (PDT), foi baleada quando saía de uma reunião do partido. Ela foi atingida de raspão no pescoço e no braço.