O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Marco César Muller Valente, afirmou, em entrevista coletiva na tarde deste domingo (5), que o resultado das urnas será finalizado, provavelmente, antes da meia-noite na capital. "Antes da meia-noite teremos o resultado, mas o quadro deve se definir até mesmo antes disso. Pode haver atraso na apuração em algumas urnas, mas nada significativo", disse.
A votação em São Paulo ocorreu em clima de tranqüilidade durante todo o dia, segundo o presidente do TRE. "Até o momento, não houve o registro de qualquer ocorrência mais grave ou significativa. Além disso, não houve tantos casos de boca-de-urna", disse.
Nem mesmo a liberação de venda de bebidas alcoólicas no dia do pleito pelo comércio representou qualquer ameaça ao processo eleitoral na visão do desembargador. "Nada piorou, nada de especial ocorreu por causa da liberação de bebida alcoólica. Em nada alterou o processo eleitoral e não atrapalhou o comércio", afirmou.
Segundo ele, 61 urnas eletrônicas tiveram de ser substituídas na capital de um total de 20.301, o que representa apenas 0,30%. Em 2006, no primeiro turno, 399 urnas foram substituídas de um total de 18.942, índice de 2,11%. No Interior, foram substituídas 635 urnas de um total de 52.140.
Das que apresentaram problemas, ao menos sete tiveram de ser trocadas por urnas manuais. Devido a isso, houve votação manual nas seguintes zonas eleitorais: 140ª (Tatuí), 142ª (Tietê), 262ª (Santo André), 281ª (Jundiaí), 283ª (São Bernardo do Campo), 385ª (Araraquara) e 407ª (Taubaté).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink