Confira o passo a passo da votação| Foto:

O que é preciso saber

Confira as orientações da Justiça Eleitoral para as dúvidas mais frequentes dos eleitores:

Para votar, que documento devo levar?

É obrigatório apenas um documento oficial com foto (carteira de identidade, identidade funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto ou passaporte). No entanto, é recomendável que o eleitor leve também o título.

Leia a matéria completa.

CARREGANDO :)

Neste domingo 135 milhões de brasileiros – cerca de 7,6 mi­­­lhões de paranaenses – voltam às urnas para decidir quem deverá ocupar o cargo máximo do Poder Executivo, a Presidência da República. O Paraná terá segundo turno apenas para a escolha do presidente do Brasil. O Distrito Federal e outros oito estados elegem também o futuro governador.

O horário para a votação será das 8 às 17 horas. A apuração dos votos da eleição presidencial neste segundo turno poderá ser acompanhada em tempo real no site da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/ votoconsciente). A totalização da primeira parcial dos votos, divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral, será a partir das 19 horas.

Publicidade

Os eleitores que não votaram no primeiro turno, e nem justificaram a ausência, poderão votar normalmente neste domingo, pois o prazo de justificativa é de 60 dias a partir da data de cada turno da eleição.

Documentos

O eleitor deverá apresentar um documento oficial de identificação com fotografia. São aceitos identidade civil ou funcional com foto, carteira de trabalho, carteira de motorista, certificado de passaporte ou reservista. Não será permitido votar portando apenas o título de eleitor. Certidões de casamento e de nascimento não serão aceitas.

O local de votação consta no título eleitoral, mas caso o eleitor não o tenha em mãos é possível confirmar por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br) ou pelo telefone (41) 3330-8673. Para isso, é preciso informar o nome do eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe.

Neste ano não será proibida a venda de bebidas alcoólicas no dia da votação. A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) do Paraná optou por não dar validade à lei seca no estado neste ano.

Publicidade