A candidata do PT ao Senado, Gleisi Hoffman, votou em Curitiba no horário do almoço, por volta das 12h10. Depois de votar, a petista fez críticas à impugnação de pesquisas no Paraná, registrada durante a campanha eleitoral. A maioria dos pedidos para a não divulgação das intenções de voto para o governo estadual e para o Senado partiu da coligação do candidato Beto Richa (PSDB).
"O Paraná ficou conhecido como o único do país que não tinha pesquisas para serem avaliadas", disse Gleisi. Ela também reclamou da postura dos tucanos na campanha estadual e nacional. "No final, se perde um pouco a razão. A campanha virou uma fábrica de fofocas, de mentiras e de pessoas insinuando coisas", criticou.
Sobre a última pesquisa Ibope/RPC divulgada no sábado (2), Gleisi festejou o resultado. Pela primeira vez, ela apareceu na liderança da disputa, com 51% da preferência dos eleitores ouvidos. "Tenho que agradecer muito a população do Paraná pelo carinho e confiança. A responsabilidade é grande diante de uma intenção de votos como essa", comentou a candidata.
Voto
Durante a manhã, Gleisi Hoffman esteve na missa do Santuário Perpétuo Socorro, no Alto da Glória. Por volta das 12h10, acompanhada do marido o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo e dos filhos, ela votou na Sociedade Água Verde, na Avenida Iguaçu, em Curitiba.
Depois, ela caminhou junto com o marido até o Colégio Estadual Professor Lisymaco Ferreira da Costa, também no Água Verde, onde Paulo Bernardo votou. Em conversa com os jornalistas, o ministro reclamou do posicionamento da mídia na campanha presidencial. "A mídia nacional fez uma campanha mascarada pró José Serra", declarou. Ele defendeu os veículos que declararam apoio para um candidato específico.
No período da tarde, Gleisi ainda deve acompanhar o voto do candidato a vice-governador na chapa de Osmar Dias, Rodrigo Rocha Loures. Ela vai acompanhar a apuração dos votos com a família no salão de festas do prédio onde mora.
O Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 77 municípios entre 30 de setembro e 2 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 33.339/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral com o número 22.938/2010.
Deixe sua opinião