São Paulo - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, aumentou a vantagem sobre o candidato do PSDB, José Serra, e abriu dez pontos de diferença em relação ao tucano, segundo a pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem. Dilma tem 41,6% das intenções de voto, contra 31,6% do tucano. A terceira colocada é Marina Silva, do PV, com 8,5% (veja ao lado). No último levantamento CNT/Sensus, Dilma aparecia 35,7%, contra 33,2% de Serra.
Na simulação de segundo turno, a candidata do PT ganharia com 48,3% dos votos contra 36,6% de Serra. Já contra Marina Silva, Dilma venceria com 55,7%, contra 23,3% da candidata do PV. Serra apareceu com o maior índice de rejeição: 30,8%. Marina Silva tem 29,7%, e Dilma 25,3%.
Dilma comentou que a pesquisa é um diagnóstico do momento e disse não ser possível prever o que vai acontecer no dia 3 de outubro. "Acho que temos que ter muita cautela. Isso não autoriza ninguém da minha campanha a subir no salto ou entrar no oba-oba de quem já ganhou", disse. Questionado sobre o assunto, Serra disse que não havia visto o resultado do levantamento. "Eu nem vi pesquisa", respondeu, após fazer corpo a corpo com eleitores no Mercado Municipal de São Paulo, na capital paulista.
Credibilidade
O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), colocou sob suspeita a credibilidade do instituto. "Eu não comento pesquisa Sensus, o Sensus não é sério", disse Guerra, que também é coordenador de campanha de Serra. "Eleição é coisa séria e pesquisa também deve ser coisa séria." O tucano disse que o partido só analisará a nova pesquisa Ibope, que deverá ser divulgada nos próximos dias.
Ao deixar o plenário do Senado, o líder do PSDB na Casa, Arthur Virgílio (AM), disse ontem que também não acredita na pesquisa CNT/Sensus. Para ele, os resultados do instituto são "muito disparatados em relação aos outros". Virgílio afirmou não descartar a hipótese de que a pesquisa ter sido divulgada ontem para favorecer Dilma no debate da TV Bandeirantes (leia mais sobre o debate na próxima página). "Os mais maliciosos diriam que essa pesquisa foi divulgada hoje para dar uma forcinha para a candidata no batismo de fogo dela", disse.
O secretário de Comunicação do PT, deputado André Vargas (PT-PR), atribuiu a vantangem à influência de Lula e a uma suposta falta de foco da campanha adversária, mas foi cauteloso. "Vamos esperar a televisão", limitou-se a dizer.
Metodologia
A pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem ouviu 2 mil eleitores entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, em 136 municípios de 24 estados. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 21.4111/2010. Para a pesquisa anterior, divulgada no dia 17 de maio, também foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 136 cidades de 24 estados brasileiros, entre os dias 10 e 14 de maio. A margem de erro também é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número 11.548/2010.