São Paulo - De suéter verde, cor do PV, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, recebeu ontem o apoio do candidato derrotado ao governo do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, e do terceiro colocado na eleição ao governo de São Paulo, Fábio Feldmann. O evento, promovido na capital paulista, contou com a participação de lideranças do PV e do PSDB, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador de São Paulo, Alberto Goldman. O apoio dos membros do PV ao tucano foi pessoal, já que no domingo o partido declarou que terá postura de neutralidade em relação ao segundo turno da eleição presidencial.
Ex-membro do PSDB, Feldmann destacou características de Serra que, segundo ele, aproximam o tucano das causas do PV. "Trabalhamos juntos na Assembleia Nacional Constituinte. E quem trabalha e convive com o Serra sabe que o Serra é um homem obstinado pelo bem", disse. "O candidato Serra, desde a Constituinte, apoiou a inclusão de um capítulo sobre meio ambiente, que ainda hoje é considerado, depois de 20 anos, uma referência no mundo."
Gabeira fez um breve discurso e exaltou alguns pontos do programa de governo de Serra. "Uma das coisas que mais me fascinam na proposta do Serra é dizer que ele quer um governo de unidade nacional. Numa eleição tão raivosa como essa, a proposta de um governo de unidade nacional é um coisa que soa como um elixir", afirmou. Durante a campanha ao governo do Rio, Gabeira chegou a insinuar que o PSDB, que fazia parte de sua coligação, não estava ajudando financeiramente a candidatura.
Comemoração
Serra comemorou os apoios. "Não tem uma conotação somente eleitoral, embora a questão eleitoral seja muito importante. Mas tem uma conotação programática, é a aliança pelo desenvolvimento sustentável no Brasil", disse o presidenciável tucano. "Na minha vida pública dei exemplos marcantes de atuação nesse sentido, e com o Partido Verde nós temos muito o que aprender e muita energia para trazer para esta causa", afirmou o candidato, em discurso no edifício usado como sede da campanha de Feldmann.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink