O Tribunal Superior Eleitoral contabilizou até as 19 horas deste domingo (15) o cadastramento de 80.450 eleitores para votar em trânsito no primeiro turno das eleições de outubro. Para o segundo turno, o total chegou a 76.485 cadastramentos.
O número não é final, porque nem todos os cartórios eleitorais terminaram a contagem dos dados ainda. Segundo o TSE, não foi possível finalizar os dados neste domingo devido à diferença de fuso horário em estados da região Norte (uma hora a menos em relação a Brasília) e a situações em que ainda havia eleitores à espera de atendimento mesmo após o fim do horário estipulado por algus cartórios eleitorais para o cadastramento.
Segundo o TSE, o resultado final de eleitores que vão votar em trânsito só deve ser divulgado nesta segunda-feira (16).
O voto em trânsito é uma novidade nas eleições deste ano. A alteração na legislação eleitoral, aprovada pelo Congresso, permite ao eleitor que estiver em uma capital de estado ou no Distrito Federal, votar para presidente, desde que tenha feito o registro. O período de cadastramento dos eleitores teve início no dia 15 de julho e terminou neste domingo.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia