• Carregando...
Fleischer: nos EUA é parecido. Na Inglaterra, não. | Wenderson Araújo
Fleischer: nos EUA é parecido. Na Inglaterra, não.| Foto: Wenderson Araújo

O termo "esforço concentrado" é justificável ou só retórica dos parlamentares?

É justificável se você tem alguma coisa urgente para apreciar em pouco tempo. O que acontece agora não é bem isso. Eles só querem mostrar para o eleitor que não estão parados. O problema é trabalhar menos e receber o salário integral. E o problema maior ainda é que isso não ocorre apenas de quatro em quatro anos, mais de dois em dois. O tal esforço também acontece nas eleições municipais.

É justo ganhar o mesmo salário e trabalhar muito menos?

Justo não sei, mas é tradicional e legal. Também é sempre importante comparar com outros casos. O Judiciário também tem recessos longuíssimos no Brasil. O Legislativo norte-americano também tem o seu recesso, mas é mais curto. Lá a eleição para o congresso ocorre em novembro e eles param a partir de meados de outubro.

As eleições deveriam interferir tanto no trabalho do Congresso?

Há casos em que isso não ocorre. Há situações no sistema parlamentarista, como vimos recentemente na Inglaterra, em que o Congresso é dissolvido antes das eleições. Todos os membros da Câmara dos Comuns perderam os mandatos três semanas antes da eleição e, durante esse período, fizeram suas campanhas. Mas lá a campanha é mais fácil por causa do sistema distrital. Aqui, tudo é mais complicado. (AG)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]