Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) seguem liderando a disputa pelas duas vagas do Paraná no Senado Federal, de acordo com a segunda pesquisa Ibope/RPC, divulgada nesta quinta-feira (26). O ex-governador se manteve praticamente estável em relação a pesquisa anterior, publicada em 5 de agosto. Requião tinha 48% das intenções de voto e agora aparece com 50%.
Já a candidata petista cresceu 10 pontos, passando de 32% para 42%. O deputado federal Ricardo Barros (PP) tinha 15% e agora tem 14% das intenções de voto. Ele perdeu a terceira posição para o também deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) que tinha 11% no primeiro levantamento e agora aparece com 20%.
Gilberto Araújo (PCB), Valmor Venturini (PSol) e Professor Piva tinham 2% cada e agora estão com 1% das intenções de voto. Irineu Fritz (PT do B) e Rubens Hering (PV) se mantiveram com 1%. Ademir Correa Pedroso (PRTB) não havia pontuado na primeira pesquisa e agora aparece com 1%. Rivaldir Jensen (PRTB) e Cláudio Roberto Timossi (PSTU) tiveram menos de 1% nos dois levantamentos.
O total de eleitores indecisos caiu de 43% para 32%. Votos brancos e nulos somavam 11% e agora são 8%. Este ano serão eleitos dois senadores, mas 28% dos entrevistados citaram apenas um candidato. Na primeira pesquisa este número chegava a 31%. Como os eleitores podem citar dois nomes a soma das porcentagens chega a 200%.
Fruet disse que recebeu o resultado com serenidade e lembrou que ainda é grande número de eleitores indecisos. "Há uma grande receptividade à minha candidatura nas viagens pelo Estado e nas visitas a municípios da região metropolitana e também em Curitiba pode-se perceber cada vez mais apoio à medida que mais pessoas vão tomando conhecimento de que sou candidato", disse Gustavo.
Metodologias
O Ibope ouviu 1.008 pessoas entre os dias 23 e 25 de agosto. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE-PR com o número 19.644/2010 e no TSE com o protocolo 25.671/2010.
Na primeira pesquisa Ibope/RPC foram ouvidas 1.008 pessoas entre os dias 2 e 4 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TRE-PR com o protocolo 17416/2010 e no TSE com o número 21696/2010.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião