O presidente do PTB, Roberto Jefferson, disparou a metralhadora verbal com críticas à campanha de seu aliado José Serra (PSDB) e chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "mentiroso contumaz" em declarações publicadas nesta quinta-feira (19) em seu blog e no Twitter.
"Serra é responsável pela nossa dispersão. Nunca nos reuniu", disse o ex-deputado na rede social. Ele também bateu forte no marqueteiro de Serra, Luiz Gonzalez, afirmando que ele "não ouve políticos".
"Se o Gonzalez ouvisse um pouco os políticos, não poria no ar uma favela fake", disse, numa referência à favela cenográfica usada pela campanha tucana em sua estreia na propaganda eleitoral pela TV terça-feira (17).
Jefferson, que já foi aliado do atual governo e denunciou o esquema do mensalão, tendo seu mandato cassado pela Câmara dos Deputados, também mirou no presidente Lula.
"Eu não sou Lula. Não quero seu legado. Ao contrário, quero confrontá-lo", afirmou. "Gente, o Lula mente. O Lula é falso. O Lula e hipócrita", acusou.
Jefferson também aproveitou seu blog na Internet (www.blogdojefferson.com) para avaliar que "se a oposição não se unir, vai perder (a eleição), e feio (aliás, nem Cristo venceria)".
O presidente do PTB, partido que integra a coligação que apoia Serra, se disse incomodado ao ver Lula, "um mentiroso contumaz", conversando com todos os partidos. "Se ninguém confrontá-lo, ele continuará no papel de bonzinho, fazendo sua turma, e esmagará a oposição", afirmou.
Jefferson também fez comentários sobre as eleições para os governos de São Paulo e Minas Gerais. Para ele, Lula pode ser decisivo e impor derrotas a Geraldo Alckmin, candidato tucano em São Paulo, e Antonio Anastasia, candidato do PSDB ao governo mineiro e apoiado pelo ex-governador e candidato a senador Aécio Neves.
"Geraldo, se o Lula desembarcar em São Paulo na eleição, vai ameaçar você. E terá destruído a última fortaleza tucana", disse. "Aécio, se o Lula derrotar o Anastasia em Minas, ele vai derrotar você", completou.
Jefferson disse ainda que a oposição "está sem rosto" e voltou a criticar a campanha de Serra por, segundo ele, esconder o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
"O PSDB nacional esconde Fernando Henrique, não diz ao eleitor brasileiro que ele construiu as bases do sucesso econômico que o Lula desfruta hoje", criticou.
O presidente do PTB, conhecido por sua capacidade de oratória, lançou mão de ironia ao comentar a propaganda eleitoral da candidata do PT, Dilma Rousseff.
"Não só é Lula a verdadeira mãe vendida para o eleitor, como é ele que comandará o governo de sua ungida pelo telefone", disse.
"Devanir deve estar exultante: mesmo sem emenda constitucional e sem plebiscito, Lula está assumindo e vendendo o seu tão sonhado terceiro mandato", alfinetou, numa referência ao deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), autor de uma proposta que visava mudar a Constituição para permitir que Lula concorresse a um terceiro mandato.
- Dilma rebate críticas ao Minha Casa, Minha Vida
- Serra acusa PT e governo de tentarem censurar imprensa
- Marina propõe criação de índice de emissão de gases
- Dilma promete universalizar acesso à água potável
- Em Brasília, Dilma reafirma que está bem de saúde
- No rádio, programa de Serra aponta Dilma "na garupa" de Lula
- No 2º dia na tevê, Serra fala de saúde e Dilma interage com Lula
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta
Lula cancela agenda após emergência médica em semana decisiva no Congresso
Congresso prepara uma nova fatura para você pagar – e o governo mal se move
Prêmio à tirania: quando Lula condecorou o “carniceiro” Bashar al-Assad