A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou nesta segunda-feira (4) que ligou para Marina Silva (PV) depois das eleições. "Dou muito valor ao apoio da Marina. Isso não significa, necessariamente, que ela tenha que me apoiar."

CARREGANDO :)

Dilma analisou o segundo turno como um fato decorrente da boa atuação de Marina nas urnas, que terminou a eleição em terceiro lugar, com quase 20% dos votos válidos. "Liguei para a Marina e a parabenizei por isso. A candidata Marina fez uma campanha qualificada e uma parte dos votos ela capturou e tirou do meu adversário também", afirmou.

A candidata do PT disse que pretende fazer um "debate qualificado" e de "propostas" nessa nova fase da campanha. "Pretendo nessas quatro semanas, que vão daqui até 31 de outubro, fazer um debate qualificado apresentando propostas e desenvolvendo propostas na área da saúde, educação", afirmou.

Publicidade

A petista convocou governadores, deputados e senadores eleitos e reeleitos por partidos que dão sustentação ao governo para uma conversa em Brasília. O objetivo é definir a estratégia para a disputa do segundo turno contra o candidato do PSDB, José Serra.

Ela agradeceu os votos recebidos. "Eu queria fazer uma primeira constatação e um agradecimento. Agradeço ao povo brasileiro que me deu 47 milhões de votos. Hoje acordei de manhã e agradeci a Deus pelo fato de ter tido esses 46% a 47% dos votos", disse a petista.

Dilma também disse que está feliz com o resultado da eleição. "Feliz porque o segundo turno é sempre uma oportunidade de discussão. E começo o segundo turno acompanhada por um conjunto de governadores, senadores, deputados federais, estaduais eleitos pelo conjunto de forças que me apoiam muito significativo. O primeiro passo é ser acompanhada por esse conjunto de senadores e governadores eleitos. Tivemos a felicidade de eleger a maioria da Câmara Federal e o Senado da República."

Veja também
  • Dilma admite que perdeu votos para Marina Silva
  • Apoio sairá após PV ouvir Dilma e Serra, diz Sirkis
  • Governo apostará na comparação entre gestão PT e PSDB
  • Há poucas dúvidas sobre vitória de Dilma, diz NYT
  • Lula se reúne com ministros para avaliar resultado das eleições
  • PT e PMDB obtêm as maiores bancadas no Senado
  • Dilma perde em mais Estados do pesquisas previam
  • Marina Silva já sofre assédio de PT e PSDB para 2º turno